Marketing para todos. Fique à vontade, mas use com moderação.

No mercado há várias modalidades de marketing, cada uma com foco e abordagem diferentes. Reunimos uma lista de referência para mostrar que a matéria é muito mais ampla do que se imagina. Toda estratégia está intrinsicamente atrelada ao processo de venda. O saber nunca é demais.

Account-based Marketing – (ABM) é uma estratégia de marketing B2B que foca em contas específicas e personaliza ações para atrair, engajar e converter decisores dessas empresas.

AI Marketing – é o uso de inteligência artificial para automatizar, personalizar e otimizar estratégias e campanhas de marketing.

Brand Marketing – é a estratégia focada em construir, fortalecer e manter a percepção e o valor de uma marca na mente do público.

Co-Marketing – são duas empresas que se unem para uma ação de marketing.

Cross Channel Marketing – uso de vários canais integrados em uma estratégia.

Cross Marketing – quando duas empresas se unem para uma ação de marketing.

E-book – oferta de conhecimento em troca da obtenção de dados do consumidor.

E-mail Marketing – modelo de aproximação para segmentar estratégias.

Endomarketing – é uma estratégia voltada para os colaboradores da empresa, visando melhorar a comunicação, motivação e alinhamento com os objetivos da organização, por meio de ações internas como treinamentos e reconhecimento.

Food Marketing – promove produtos alimentícios por meio de campanhas, embalagens atraentes e influenciadores, com o objetivo de aumentar vendas, engajar consumidores e fortalecer a marca no mercado de alimentos.

Geomarketing – uso da localização do usuário para ofertas especiais.

Inbound Marketing – estratégia para atrair, converter, relacionar, vender e analisar. É geralmente combinada com o Outbound Marketing para ampliar resultados.

Marketing Automotivo – promove veículos e serviços do setor por meio de campanhas publicitárias, eventos e estratégias digitais, focando em atrair consumidores e influenciar suas decisões de compra.

Marketing B2B – é o conjunto de estratégias voltadas para a promoção e venda de produtos ou serviços de uma empresa para outras empresas.

Marketing B2C – é a estratégia voltada para promover e vender produtos ou serviços diretamente ao consumidor final.

Marketing de Afiliados – modalidade que permite criar uma rede de afiliados para promover um produto digital.

Marketing de Alimentos e Bebidas – promove produtos do setor por meio de campanhas, embalagens atrativas, influenciadores e eventos, explorando tendências de consumo para engajar o público e aumentar as vendas.

Marketing de Aquisição – é a estratégia focada em atrair e conquistar novos clientes para a empresa.

Marketing de Arte – promove obras de arte, artistas e eventos culturais, utilizando exposições, mídias sociais e parcerias para aumentar a visibilidade e atrair colecionadores e o público, criando uma conexão emocional e valorizando o trabalho artístico.

Marketing de Ativação – é a estratégia que promove interações diretas e experiências com a marca para engajar e estimular a ação do consumidor.

Marketing de Atração – o mesmo que Inbound Marketing, veja acima.

Marketing de Beleza – promove produtos e serviços do setor de beleza, como cosméticos e cuidados pessoais, utilizando campanhas, influenciadores e eventos para atrair consumidores, aumentar vendas e fortalecer a imagem da marca. Também conhecido como Beauty Marketing.

Marketing de Boca a boca – é a recomendação espontânea de produtos ou serviços por clientes satisfeitos, sendo uma forma eficaz de marketing devido à confiança gerada entre as pessoas. É conhecido também como Marketing WOM – Word of Mouth.

Marketing de Busca SEMSearch Engine Marketing – a marca ganha visibilidade nos buscadores através de anúncios pagos e SEOSearch Engine Optimization.

Marketing de Causa – é a estratégia que associa a marca a causas sociais ou ambientais para gerar impacto positivo e engajar o público.

Marketing de Comportamento – é a estratégia que analisa e utiliza os hábitos, ações e preferências dos consumidores para personalizar ofertas e comunicações.

Marketing de Conteúdo – materiais para atrair e engajar o público, construindo confiança e autoridade.

Marketing de Conteúdo Gerado pelo Usuário – é uma estratégia que envolve o uso de conteúdo criado pelos próprios consumidores para promover uma marca ou produto. Esse tipo de conteúdo pode incluir vídeos, fotos, resenhas, posts em redes sociais, e até mesmo blogs, que são produzidos pelos usuários e não pela marca diretamente. Também conhecido como UGC – User-Generated Marketing.

Marketing de Conversa – é uma estratégia que promove interações diretas e personalizadas entre marcas e consumidores, usando canais como redes sociais e chatbots, para engajar o público e melhorar a experiência do cliente.

Marketing de Crise – é uma estratégia usada para gerenciar situações adversas que afetam a imagem de uma marca, buscando minimizar danos e restaurar a confiança do público de forma transparente.

Marketing de Dados – utiliza informações da base de contatos para comunicar-se diretamente com interessados, personalizando abordagens e otimizando resultados.

Marketing de Eventos – é a estratégia que utiliza eventos presenciais ou virtuais para promover uma marca, produto ou serviço e gerar engajamento direto com o público.

Marketing de Fidelidade – visa criar relacionamentos duradouros com os clientes, oferecendo recompensas e benefícios exclusivos para incentivar compras recorrentes e aumentar a retenção.

Marketing de Guerrilha – é uma estratégia criativa e de baixo custo, que utiliza ações inesperadas e inovadoras em locais públicos para surpreender e engajar o público, gerando buzz e conexões emocionais, muitas vezes de forma viral.

Marketing de Ideias – promove conceitos, causas ou visões, com o objetivo de influenciar a opinião pública, mudar comportamentos e gerar impacto, sendo utilizado por organizações, governos ou movimentos sociais.

Marketing de Incentivo – é uma estratégia que motiva consumidores, funcionários ou parceiros por meio de recompensas, promoções e prêmios, visando aumentar o engajamento, as vendas ou o desempenho.

Marketing de Influência – é uma estratégia que usa influenciadores para promover produtos ou serviços, aproveitando seu alcance e credibilidade para engajar o público e aumentar a conversão.

Marketing de Luxo – é uma estratégia focada em promover produtos e serviços exclusivos e sofisticados, criando uma imagem de prestígio e status para um público seleto. Utiliza elementos como escassez, personalização e experiências únicas para transmitir qualidade e exclusividade.

Marketing de Moda é uma estratégia focada na promoção de produtos e marcas do setor da moda, criando uma imagem desejável e se conectando com o público por meio de campanhas, influenciadores e tendências.

Marketing de Oportunidade – aproveita eventos ou circunstâncias inesperadas para promover produtos ou serviços de forma imediata, criando uma conexão relevante com o público.

Marketing de Parcerias – é a estratégia que une duas ou mais marcas para promover produtos ou serviços de forma colaborativa, ampliando alcance e valor para ambas.

Marketing de Performance – envolve o uso dados para planejar, executar e avaliar campanhas, focando na otimização de investimentos (ROI).

Marketing de Produto – é a estratégia focada em promover, posicionar e impulsionar as vendas de um produto no mercado.

Marketing de Proximidade – estratégia que envia notificações ao celular do consumidor, via aplicativo, quando ele se aproxima de um estabelecimento comercial.

Marketing de Rede – É um modelo de vendas em que revendedores atraem outros e ganham comissões pelas vendas, sendo uma evolução da venda direta.

Marketing de Redes Sociais – as plataformas digitais são escolhidas para interação e anúncios segmentados, garantindo alcance preciso ao público.

Marketing de Relacionamento – o foco está em construir uma conexão emocional duradoura com o consumidor, além da relação comercial.

Marketing de Retenção – é a estratégia voltada para fidelizar clientes, aumentando sua satisfação e prolongando seu relacionamento com a marca.

Marketing de Utilidade – pretende oferecer valor real ao consumidor, resolvendo problemas e atendendo necessidades, apresentando conteúdos úteis durante a jornada de compra.

Marketing Digital – Abrange estratégias online, aproveitando o crescente consumo de conteúdo digital em comparação aos meios tradicionais.

Marketing Direto – Antes limitado a mala direta e telemarketing, hoje inclui e-mail marketing e SMS, utilizando dados de contatos para se comunicar com quem já demonstrou interesse na marca, sendo também chamado de Marketing de Dados.

Marketing do Caos – é uma estratégia provocativa que explora momentos de crise ou situações inesperadas para gerar atenção e engajamento, muitas vezes quebrando padrões e criando polêmicas. É uma abordagem arriscada e menos comum.

Marketing Emocional – é a estratégia que conecta a marca ao público por meio de sentimentos e emoções para gerar identificação e engajamento.

Marketing Escolar – promove instituições educacionais, como escolas e universidades, utilizando campanhas, redes sociais e parcerias para atrair estudantes e destacar a qualidade do ensino e serviços oferecidos.

Marketing Esportivo – Utiliza o esporte para promover marcas, com parcerias, patrocínios e ativações, visando aumentar a visibilidade e fortalecer a imagem da marca.

Marketing Estratégico – É o marketing de longo prazo, focado em alinhar o marketing aos objetivos do negócio.

Marketing Farmacêutico – promove medicamentos e produtos de saúde por meio de campanhas direcionadas a médicos, profissionais de saúde e consumidores, sempre com foco na ética e regulamentação devido ao impacto na saúde.

Marketing Financeiro – Aplica estratégias para promover produtos e serviços do setor financeiro, como contas, investimentos e seguros, utilizando campanhas e canais digitais para atrair e reter clientes.

Marketing Geracional – é a estratégia que adapta campanhas para diferentes gerações, considerando seus valores, comportamentos e preferências.

Marketing Gerado pelo Usuário – é a estratégia que utiliza conteúdos e recomendações criados pelos próprios consumidores para promover a marca.

Marketing Global – é a estratégia que adapta ações de marketing para alcançar e atender públicos em diferentes países e culturas.

Marketing Imobiliário – Utiliza estratégias digitais e tradicionais para promover imóveis e serviços, visando aumentar a visibilidade, gerar leads qualificados e fortalecer a imagem de confiança no setor.

Marketing Indireto Marketing Indireto, ou Invisível, é uma propaganda sutil, onde o produto aparece discretamente em filmes, novelas, vídeos e séries, sem que o consumidor perceba.

Marketing Infantil – É direcionado a crianças e adolescentes, promovendo produtos e marcas por meio de canais como desenhos animados e influenciadores, sempre com regulação para garantir a responsabilidade e adequação das mensagens.

Marketing Integrado – Quando canais de marketing trabalham de forma coesa para apresentar a marca consistentemente, fortalecendo sua imagem e posicionamento no mercado.

Marketing Local – é a estratégia focada em promover produtos ou serviços para um público específico de uma região ou comunidade.

Marketing Multinível – É um modelo de vendas em que revendedores atraem outros e ganham comissões pelas vendas, sendo uma evolução da venda direta.

Marketing Offline – Envolve ações fora dos veículos digitais, como TV, rádio, outdoors, anúncios impressos, promoções, merchandising e telemarketing.

Marketing Online – O mesmo que Marketing Digital, veja acima.

Marketing Operacional – Opõe-se ao Marketing Estratégico, pois concentra-se na execução prática. Ele envolve decisões sobre o mix de marketing e ações imediatas de curto prazo para inserir a marca ou produto no mercado.

Marketing Orgânico – é a estratégia que atrai público naturalmente, sem uso de anúncios pagos, por meio de conteúdo relevante e engajamento.

Marketing Pessoal – É a estratégia de promover a imagem e reputação de um indivíduo, destacando suas habilidades e competências para criar oportunidades e construir uma marca pessoal forte.

Marketing Pet – Promove produtos e serviços para animais de estimação, utilizando campanhas emocionais e influenciadores para atrair donos de pets e engajar o público nas redes sociais.

Marketing Político – É uma estratégia de comunicação usada em campanhas eleitorais para promover candidatos, partidos ou ideias, influenciar a opinião pública e conquistar votos, por meio de ações de imagem, comunicação e mobilização.

Marketing Proativo – Quando a empresa antecipa a demanda, criando e provocando o mercado. Essa abordagem destaca a marca da concorrência, mas também traz o risco de a novidade não ser bem aceita.

Marketing Publicitário – Seu foco está em estratégias de comunicação e anúncios para promover produtos e marcas, utilizando canais como TV, rádio e redes sociais para aumentar a visibilidade e gerar desejo de compra.

Marketing Reativo – Ocorre quando a empresa espera a demanda surgir e, ao aparecer, tenta atendê-la com seus produtos ou serviços. Reage aos movimentos do mercado, geralmente adotando uma postura mais cautelosa e sem grandes inovações.

Marketing Religioso – Envolve estratégias de comunicação para promover instituições, eventos ou práticas religiosas, com o objetivo de atrair fiéis, divulgar ensinamentos e aumentar a visibilidade da religião, usando mídias sociais, campanhas e eventos.

Marketing Sazonal – É uma estratégia que cria campanhas e promoções específicas para períodos do ano ou datas comemorativas, aproveitando o aumento do consumo nessas épocas.

Marketing Social – é a estratégia que promove causas sociais para gerar mudanças positivas na sociedade e fortalecer a imagem da marca.

Marketing Tradicional – Envolve ações fora dos veículos digitais, como TV, rádio, outdoors, anúncios impressos, promoções, merchandising e telemarketing.

Marketing Viral – É uma estratégia que cria conteúdo altamente compartilhável, visando se espalhar rapidamente entre as pessoas por meio das redes sociais e outros canais, com baixo custo.

Marketing Vocal – é a estratégia que utiliza assistentes de voz e comandos de voz para promover produtos e interagir com consumidores.

Marketing WOM Word of Mouth – é a recomendação espontânea de produtos ou serviços por clientes satisfeitos, sendo uma forma eficaz de marketing devido à confiança gerada entre as pessoas. É conhecido também como Marketing de Boca a boca.

Mobile Marketing – Mantém seu foco na versatilidade dos dispositivos móveis e na mobilidade do consumidor, com sites e anúncios segmentados, já que a presença online é constante na vida das pessoas.

Neuromarketing – é o estudo das reações do cérebro aos estímulos de marketing para criar estratégias mais eficazes e persuasivas.

Nostalgia Marketing – é a estratégia que usa memórias e elementos do passado para gerar conexão emocional com o público.

Outbound Marketing – é uma estratégia em que a empresa se aproxima ativamente do consumidor por meio de canais como anúncios, telemarketing e e-mail marketing, buscando gerar reconhecimento e conversões de forma direta e muitas vezes interruptiva, o que não deixa uma impressão boa para a marca.

Outreach Marketing – é a estratégia de contato direto com potenciais clientes ou parceiros para divulgar a marca e gerar oportunidades.

Real Time Marketing – é uma estratégia que permite às marcas se conectar com o público de forma imediata, aproveitando eventos ou tendências em tempo real para gerar engajamento instantâneo.

Referral Marketing – é a estratégia que incentiva clientes a recomendar a marca para atrair novos consumidores.

Remarketing – é uma estratégia que visa alcançar novamente usuários que interagiram com a marca, mas não completaram a ação desejada, por meio de anúncios direcionados. A definição lembra o Retargeting.

Smarketing – é a integração alinhada entre as equipes de vendas (sales) e marketing para otimizar resultados.

SMS MarketingShort Message Service – é uma estratégia dentro do Mobile Marketing que envolve o envio de mensagens de texto com informações, ofertas e promoções. Uma tática antiga, ainda é eficaz devido à alta taxa de entrega e baixo custo.

Stealth Marketing – é uma estratégia em que marcas promovem produtos de forma sutil e disfarçada, sem que os consumidores percebam que estão sendo alvo de marketing. Isso pode ocorrer por meio de influenciadores que não revelam parcerias pagas, inserções de produtos em filmes ou ações criativas em locais públicos. O objetivo é gerar engajamento de maneira não intrusiva, mas a abordagem pode ser controversa se os consumidores perceberem a manipulação.

Telemarketing – é uma estratégia de marketing que utiliza o telefone para entrar em contato direto com clientes potenciais ou existentes, com o objetivo de promover produtos, serviços ou realizar pesquisas de mercado. Pode ser feito de forma ativa (ligação para oferecer algo) ou passiva (aguardar chamadas dos clientes).

Trade marketing – Como é chamada a prática do B2B Business-to-Business – Empresa para Empresa – focada nos canais de distribuição (canais diretos – da indústria e varejo diretamente para o cliente – ou canais indiretos como atacado, distribuidor).

UGC User-Generated Marketing – é uma estratégia de marketing que utiliza conteúdo criado pelos próprios consumidores, como fotos, vídeos e resenhas, para promover uma marca. Esse tipo de conteúdo é autêntico e gera maior confiança e engajamento, além de ser uma forma custo-benefício de ampliar o alcance da marca, aproveitando o material compartilhado pelos usuários nas redes sociais.

Video Marketing – é uma estratégia de marketing que utiliza vídeos para promover produtos, serviços ou a própria marca, visando atrair, engajar e converter o público.

Voice Marketing – é uma estratégia que utiliza comandos de voz e assistentes virtuais para se comunicar com o público de forma personalizada e interativa. Ela inclui o desenvolvimento de skills e aplicativos para dispositivos de voz, anúncios específicos para plataformas como Alexa, e a otimização de conteúdo para pesquisas por voz, aproveitando a popularização de assistentes como Google Assistente e Siri. A estratégia visa tornar a interação mais prática e eficiente.

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