Precisa ter medo das Inteligências Artificiais?
16/07/2025Você sabia que já usa várias Inteligências sem perceber?

Não faz muito tempo, as pessoas tinham receio de usar computadores. A ideia de interagir com uma máquina parecia algo distante e complicado. Com o tempo, aprendemos a usar essas ferramentas, e hoje elas são tão comuns em nossas vidas que já nem percebemos o quanto dependemos delas. O mesmo acontece com a inteligências artificiais (IAs).
Você já parou para pensar que, ao usar o seu celular, fazer compras online ou até ouvir música no Spotify, está interagindo com IA? Ela está presente em muitas das tecnologias que usamos todos os dias, mesmo que nem sempre percebamos.
Mas e a IA, é algo de outro mundo?
Não, não é! Muitas vezes ela está lá para facilitar a nossa vida, ajudando, por exemplo, na organização de nossas agendas ou até mesmo recomendando filmes e músicas. Segundo a Gartner, empresa global de pesquisa e consultoria conhecida por suas pesquisas em TI, de acordo com um estudo de 2022, 63% das empresas já estão utilizando IA de alguma forma para otimizar seus processos. Isso significa que, mesmo sem perceber, você já está inserido no mundo da IA, que está ajudando a transformar diversas áreas da nossa vida, do trabalho à diversão.
Como as Inteligências Artificiais facilitam o nosso dia a dia
Agora, vamos falar sobre as IAs específicas que usamos no nosso dia a dia, muitas vezes sem perceber. Primeiramente, são elas que ajudam a organizar nossas agendas, personalizam nosso entretenimento e, até mesmo, nos auxiliam em tarefas mais simples.
Além disso, quando consideramos as IAs que usamos, especialmente em termos de dispositivos pessoais e serviços, podemos destacar os assistentes virtuais, as recomendações de conteúdo e, ainda, os aplicativos de produtividade.
Aqui vão algumas referências e dados relevantes sobre IAs de uso pessoal:
Assistentes Pessoais (como Siri, Alexa e Google Assistant):
- De acordo com um estudo da PwC (PricewaterhouseCoopers) de 2022, uma das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, 71% dos consumidores nos EUA disseram usar assistentes virtuais, como Siri, Alexa ou Google Assistant, para ajudar com tarefas do dia a dia, como fazer pesquisas ou controlar dispositivos domésticos.
Recomendações de Conteúdo (como Netflix, YouTube, Spotify):
- A McKinsey, uma das maiores e mais renomadas empresas globais de consultoria estratégica, reportou que 85% dos usuários de serviços de streaming como Netflix e YouTube interagem com recomendações personalizadas baseadas em IA. Essas plataformas usam IA para sugerir filmes, séries e músicas com base no comportamento e preferências dos usuários.
Aplicativos de Produtividade (como Google Calendar, Notion e Todoist):
- O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) descobriu que cerca de 60% dos trabalhadores usam alguma forma de IA ou automação em aplicativos de produtividade para otimizar seu tempo e aumentar a eficiência. Isso inclui recursos como preenchimento automático, sugestões de agenda e priorização de tarefas.
Esses números mostram que, no uso pessoal, a IA já está muito presente, ainda que de forma discreta. Desde ajudar na organização pessoal até mesmo personalizar entretenimento e facilitar interações diárias. Inteligências são ferramentas que as pessoas utilizam sem perceber a complexidade que existe por trás desses sistemas.
E não é preciso ter medo das máquinas. A resistência a novas tecnologias é algo comum. Lembre-se de como os computadores foram vistos com desconfiança no passado, e hoje, são essenciais. Com a IA, no entanto, não é diferente: é uma questão de tempo e adaptação para que possamos usá-la com mais conhecimento e sabedoria.
Fontes:
- McKinsey & Company: O estado da IA em 2022: IA generativa em destaque –O estado da IA e do ML em produtos de consumo, de 2023. Disponíveis em: https://www.mckinsey.com
- Gartner (2023): AI Adoption Trends – Disponível em https://www.gartner.com
- Pesquisa do MIT (2022): MIT Sloan Management Review – AI for Productivity – https://sloanreview.mit.edu
- PwC (2022): PwC Consumer Intelligence Series: Voice Shopping – https://www.pwc.com
Conheça o Guia ArtsFull das Inteligências Artificiais voltada para quem quiser desvendar o assunto e aperfeiçoar seu repertório. Um material de orientação e pesquisa rápida.