Comunicação: Glossário ArtsFull, o Marquetês descomplicado

Comunicação é fundamental. Nosso glossário é construído todo dia. Sempre que aparece algo novo, entra na lista.

Ninguém nasce sabendo. Em Comunicação e Marketing sempre aparecem termos que nem a gente, que é da área, consegue acompanhar direito. É o Marquetês descomplicado.
Devido à proximidade cada vez maior dos conceitos utilizados no mundo, várias palavras estrangeiras são empregadas. Guarde esse guia para consulta permanente.

No Glossário, para uma nova palavra, um significado.

Glossário ArtsFull – Comunicação & Marketing: termos, conceitos, expressões e as siglas mais utilizadas. Atualizado em JUL 2025.


A

AI Artificial Intelligence – Inteligência Artificial – é o campo da ciência da computação dedicado ao desenvolvimento de sistemas capazes de realizar tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana, como aprendizagem, reconhecimento de padrões e tomada de decisões.

AIDAAtenção, Interesse, Desejo, e Ação – Marketing e Publicidade – Modelo que descreve os estágios pelos quais passa o consumidor antes de decidir por uma compra. Este é um recurso bastante utilizado em títulos.

Alt text – Texto Alternativo – SEO Search Engine Optimization – A descrição textual de uma imagem usada em um site, por exemplo. Essa configuração (interna) auxilia os motores de busca como o Google e Bing no rastreio, classificação e ranqueamento. É recurso adicional numa estratégia de marketing pois oferece uma indexação correta da imagem.

API – Application Programming Interface – Interface de Programação de Aplicações, ou API – são mecanismos que permitem que diferentes softwares se comuniquem usando um conjunto de regras e protocolos. A ideia é conectar sistemas, sites, apps ou fluxos automatizados.

Arquitetura de Informação – AI – é a área de um projeto digital responsável por organizar as informações de uma interface para o entendimento do usuário. É ainda uma das áreas de estudo para UX Design.

Arquitetura de Marcas – Branding – A arquitetura de marca refere-se à maneira como uma empresa organiza suas marcas e como elas se relacionam entre si. Ela é essencial para a construção de estratégias sólidas e pode ser dividida em três tipos principais:

  1. Monolítica: Nesse modelo, o nome da empresa é utilizado em todos os seus produtos e serviços, criando uma identidade única.
  2. Endossada: Aqui, as submarcas são conectadas à marca principal por meio de um endosse, seja visual ou verbal, o que demonstra uma ligação clara entre elas.
  3. Independente: Neste caso, a marca corporativa atua apenas como uma controladora, e cada produto ou serviço possui uma identidade própria, direcionada a um público específico.

Além dessas três estruturas, existem variações, como a arquitetura de marca mista, que combina elementos dos modelos mencionados. O mais importante é que qualquer que seja o modelo adotado, ele deve ser pensado com o foco no consumidor, deixando de lado influências internas como questões financeiras, recursos humanos ou mesmo a história da empresa.

Arte – [1] Artes gráficas – Termo genérico para arquivo digital em produção para ser impresso.

Artefinal – [1] Artes gráficas – Também conhecida pela sua denominação genérica “arte”. A “artefinal” é o arquivo final, preparado adequadamente para ser utilizado por uma empresa fornecedora de impressão (gráfica, silk-scren, banner).

Ativos intangíveisBranding – Para calcular o valor de uma empresa, são analisados os ativos tangíveis, como imóveis, equipamentos e outras estruturas físicas. Além disso, também se considera o valor de mercado, ou seja, o quanto os investidores estão dispostos a pagar pela empresa. A diferença entre esses dois valores é atribuída aos ativos intangíveis, que incluem elementos como a marca, o capital humano, patentes, tecnologia, fórmulas, sistemas de produção e distribuição, além da base de clientes.

AtributosBranding – Os atributos são as características que definem uma empresa, produto ou serviço. Eles podem ser positivos ou negativos e se dividem em dois tipos: funcionais, que descrevem o que o produto faz, e emocionais, que refletem como o produto faz o consumidor se sentir. Esses atributos podem ser medidos e comparados com os dos concorrentes. Enquanto os atributos dizem o que a marca possui, os benefícios explicam por que esses atributos são importantes para o consumidor, ou seja, o que a marca provoca nele. Grande parte da pesquisa de mercado se concentra em identificar quais atributos são mais relevantes e impactantes para os consumidores.

Avaliação de Marca [1] – Branding – Esse tipo de avaliação determina o valor financeiro de uma marca. Embora existam diferentes métodos para isso, o mais utilizado atualmente é o enfoque de “uso econômico”. Esse método calcula o valor de uma marca com base nos lucros futuros que ela pode gerar, descontando esses valores para o presente. Para isso, é considerado um fator que reflete o risco de esses lucros se concretizarem.

Avaliação de Marca [2] – Branding – Marcas são ativos valiosos, assim como outros bens de uma empresa, e seu valor pode ser medido. A avaliação de marca oferece ferramentas para calcular esse valor, considerando aspectos como notoriedade, qualidade percebida, fidelidade, entre outros. O objetivo dessa avaliação não é apenas chegar a um número, mas identificar oportunidades de crescimento, permitindo que a marca adicione valor de forma consistente ao negócio.

AwarenessEstratégia de marketing – Conscientização. Conhecimento ou percepção de uma situação ou fato.

B

B2B – Business-to-BusinessTrade marketing – Um modelo de negócio que ocorre diretamente entre uma empresa fornecedora e outra empresa consumidora.

B2C Business-to-Consumer – Um modelo de negócio que oferece um produto, serviço ou informação diretamente ao consumidor final.

Banco de imagens – é uma plataforma ou repositório digital que armazena um acervo de imagens, fotografias, ilustrações ou vídeos, disponíveis para licenciamento e uso em diferentes contextos, como projetos comerciais, publicitários ou educacionais.

Banner – [1] Design gráfico – Peça gráfica, impressa em lona ou papel para informações ou mensagens. [2] Publicidade – Pode ser um arquivo eletrônico para uso na internet (sites ou aplicativos) em espaços comerciais.

Beauty MarketingMarketing – Essa estratégia é focada na promoção de produtos e serviços do setor de beleza, como cosméticos, cuidados com a pele, maquiagem e cabelo. O objetivo é atrair consumidores, aumentar as vendas e fortalecer a imagem da marca, utilizando campanhas publicitárias, influenciadores, demonstrações de produtos, tutoriais e eventos. O Marketing de Beleza também explora as tendências e preferências do público, criando uma conexão emocional com os consumidores e destacando a eficácia e os benefícios dos produtos.

Benchmark – Referência – Estratégia de Planejamento e Marketing que se ampara a um padrão ou ponto de referência para comparar o desempenho, qualidade ou eficiência de algo. No contexto de negócios, marketing, ou tecnologia, é comum usar benchmarks para avaliar produtos, serviços, processos ou sistemas em relação a outros similares, ajudando a identificar melhores práticas e áreas de melhoria. Por exemplo: 1. Benchmarking competitivo: Comparação entre empresas ou produtos para entender as melhores estratégias ou características do mercado. 2. Benchmark de desempenho: No contexto de tecnologia, como testes de velocidade ou eficiência de hardware/software. Em resumo, um benchmark serve como uma medida de comparação que orienta decisões e estratégias, fornecendo uma base para avaliar o progresso ou sucesso.

BI Business Intelligence – Inteligência de Negócios – Também conhecido como sistema de suporte de decisão (DSS Decision Support System), o sistema BI analisa dados atuais e históricos de clientes (vendas, produtos, concorrentes) e apresenta conclusões em relatórios, dashboards, gráficos e mapas de fácil compreensão, que podem ser compartilhados em toda a empresa. Sua função é melhorar o desempenho geral e a trajetória da empresa. Exemplos: Google Looker Studio, Microsoft Power BI, IBM Cognos Analytics, Oracle Analytics Cloud, SAS Business Intelligence, BIRT, Adobe Analytics, Qlik.

Blimp – [1] Merchandising – Inflável (com formato customizado), geralmente utilizado para promover uma marca ou produto em um ponto de venda. [2] Publicidade – Balão dirigível para fins publicitários.

Brand – Marca (de um produto ou empresa), identidade. Imagem e reputação, personalidade e valores são alguns dos atributos contidos em uma marca.

Brand Book Branding – é um guia interno que descreve a essência da marca, seus princípios e valores. Ele deve ser entregue a todos os colaboradores da empresa, chamados de “exército da marca”, assim como aos seus embaixadores, como CEO, VPs, diretores, gerentes e vendedores, para que leiam e consultem regularmente. Normalmente, o Brand Book é o resultado final de uma consultoria de branding e acompanha outros manuais e guias que ajudam na gestão eficiente da marca.

Brand Equity [1] – Branding – refere-se a dois conceitos principais: 1) Valor financeiro ou de mercado de uma marca, ou seja, é o valor monetário de um ativo intangível, mas real, que representa a diferença entre os ativos financeiros e logísticos e o valor total da empresa que possui a marca. 2) Poder de mercado da marca, ou seja, o impacto que ela tem ao agregar valor aos ativos “físicos” da empresa, como formulação de produtos, proteção legal, base de clientes fidelizados, canais de distribuição, entre outros.

Brand Equity [2] – Branding – Os resultados atribuíveis a uma marca são aqueles que só ocorrem por conta da presença dessa marca. O brand equity está relacionado à diferença que uma marca faz, ou seja, aos resultados que uma empresa consegue alcançar por ter uma marca reconhecida, em comparação com o que seria obtido se o mesmo produto ou serviço não fosse associado a essa marca.

Brand Scorecard Branding – é uma ferramenta que ajuda a empresa a gerenciar o valor de sua marca ao longo do tempo, monitorando os indicadores que determinam esse valor e sua contribuição econômica para o negócio. Ele faz isso de forma contínua, alinhando estratégias e ações aos resultados financeiros, abrangendo: a) Decisões estratégicas sobre a marca ou produto/serviço, para garantir a entrega da proposta de valor; b) Melhoria na alocação de recursos da empresa; c) Busca por eficiência nas ações de marketing e branding; d) Maximização do retorno e minimização do risco da empresa por meio de uma boa gestão das marcas. Em resumo, o brand scorecard é uma ferramenta de gestão estratégica da marca, com métricas e metas bem definidas, geralmente integrada ao planejamento estratégico da empresa.

Branding [1] – Estratégia de Marketing – Também citado como Brand Management – Gestão de Marca – é uma estratégia que busca valorizar uma marca, promover seu reconhecimento e identidade. O objetivo é criar uma conexão emocional, aumentar a lealdade do consumidor e o valor percebido.

Branding [2] – Branding – refere-se ao conjunto de atividades voltadas para a pesquisa, estratégia, criação, design e gestão de marcas, com o objetivo de coordenar suas expressões e otimizar suas relações com as partes interessadas (stakeholders), aumentando sua eficácia e valor, tanto econômico quanto simbólico. O processo de branding envolve as seguintes ações: a) estratégia de marcas; b) pesquisas e auditorias de marcas; c) identidade verbal ou naming (criação e definição de nomes e sistemas de nomenclatura); d) design da identidade visual e ambiental; e) comunicação da marca; f) gestão da marca; g) valoração da marca.

Brainstorming – Tempestade de ideias – estabelecida em reunião (de agência) para identificar caminhos criativos. Técnica para gerar ideias e soluções em curto espaço de tempo.

Briefing [1] – Documento inicial que traz um desafio a ser resolvido, com base em todas informações relacionadas ao negócio, sua experiência no segmento, posicionamento, verba disponível, prazos etc. Essa entrega de informações será um guia inicial para as equipes de planejamento e criação.

Briefing Criativo [2] – A partir do briefing inicial, ocorre uma imersão no universo da empresa para entender melhor qual o problema. Análises são apuradas, soluções são exploradas, as possibilidades desenvolvidas para se chegar aos insights. Os insights não são as ideias, são oportunidades identificadas entre o problema e uma ideia. A ideia será, enfim, uma solução. Com a solução aprovada, são definidas as estratégias.

Buzz – Zumbido – Marketing – É o termo usado para descrever o burburinho ou a conversa gerada em torno de uma marca, produto ou campanha. Ele ocorre quando algo chama tanto a atenção que começa a ser amplamente discutido, compartilhado e comentado, geralmente nas redes sociais e na mídia. O objetivo do buzz é criar uma sensação de entusiasmo e curiosidade, levando as pessoas a falarem sobre a marca e ajudando a aumentar sua visibilidade e reconhecimento.

C

Chatbot – Inteligência Artificial que possibilita o atendimento virtual para o público. Essa tecnologia viabiliza uma comunicação automatizada e eficiente.

Co-Marketing – ou Cross Marketing – Esta modalidade ocorre quando duas empresas se unem para criar e divulgar um produto, serviço ou conteúdo, visando um público em comum. Geralmente, as duas empresas ganham com a estratégia.

Copywriting – Marketing – é a prática de escrever textos persuasivos com o objetivo de convencer o público a tomar uma ação, como comprar ou engajar com uma marca. Envolve criar conteúdos claros e diretos, com foco nos benefícios para o consumidor e sempre incluindo uma chamada para ação (CTA Call To Action). Seu objetivo principal é gerar conversões, utilizando gatilhos emocionais e racionais.

CMO Chief Marketing Officer – ou Diretor de Marketing, é o executivo responsável pela estratégia de marketing de uma empresa. Suas principais funções incluem desenvolver estratégias de marketing, liderar equipes, analisar o mercado e concorrência, gerenciar orçamentos, fortalecer a marca e medir os resultados das campanhas. Ele tem um papel estratégico e de liderança, alinhando o marketing aos objetivos da empresa para promover o crescimento e a visibilidade.

Corel – Design – Termo reduzido para o programa gráfico vetorial CorelDraw, da empresa canadense Corel Corporation. Empregado pela criação e arte, e utilizado por alguns fornecedores de camisetas, banners, brindes.

CPA [1] – Chamada Para Ação, de “Call To Action” – Marketing Digital – Trata-se da intenção de induzir uma audiência a fazer algo específico, como clicar em um botão: “Saiba Mais” ou “Inscreva-se Aqui”.

CPA [2] – Custo Por AquisiçãoMarketing Digital – É uma métrica de desempenho na qual se apura o custo médio por venda ou transação. Como deve compilar um conjunto de campanhas, precisa-se considerar algumas variáveis para o seu cálculo. O Custo é o valor investido e a Aquisição representa a conversão.

CPA [3] – Custo Por AçãoMarketing Digital – Ocorre quando, em uma campanha ou anúncio, você determina que deseja pagar por cliques em link específico, por exemplo.

CRM Customer Relationship Management – Sistema de Gerenciamento de Relacionamento com o cliente. Suporta e conecta funções de negócios de front-office, como marketing, vendas, publicidade e atendimento ao cliente. Tipos de CRM: Analítico, Operacional, Colaborativo, Estratégico.

Cross Channel Marketing – Diferente do Cross Marketing, ocorre quando são usados vários canais (e-mail, redes sociais, TV, rádio, etc.) de forma integrada, numa mesma estratégia. É fundamental entender a persona e saber qual é o canal mais eficiente para cada tipo de conteúdo.

Cross Marketing – ou Co-Marketing – Esta modalidade ocorre quando duas empresas se unem para criar e divulgar um produto, serviço ou conteúdo, visando um público em comum. Geralmente, as duas empresas ganham com a estratégia.

CTA – Call To ActionMarketing Digital – Chamada para ação – Trata-se da intenção de induzir uma audiência a fazer algo específico, como clicar em um botão: “Saiba Mais” ou “Inscreva-se Aqui”.

CTRClick Through RateMarketing Digital – A taxa de cliques é uma métrica importante em campanhas de publicidade digital, como anúncios PPC Pay-Per-Click – e campanhas de e-mail marketing. Ela representa a proporção de pessoas que clicam em um anúncio ou link em relação ao número total de pessoas que o visualizaram. A CTR indica o quão eficaz um anúncio ou link é em atrair a atenção do público. Quanto maior a CTR, maior a probabilidade de que o anúncio seja relevante para quem o visualiza. Uma CTR elevada sugere que o público está interessado no conteúdo ou produto sendo promovido. Fatores que influenciam a CTR:

  1. Relevância do anúncio: Anúncios que são bem alinhados com as intenções de busca dos usuários têm uma CTR mais alta.
  2. Posição do anúncio: Anúncios que aparecem nas primeiras posições tendem a ter uma CTR mais alta, já que são mais visíveis.
  3. Qualidade do título e descrição: Anúncios com títulos atraentes e descrições claras são mais propensos a atrair cliques.
  4. Call-to-action – CTA: Ter um bom CTA pode influenciar diretamente a decisão do usuário de clicar.
  5. Segmentação: Campanhas bem segmentadas, que atingem o público certo, geralmente têm uma CTR melhor, pois os anúncios são mais relevantes para os usuários.

Em resumo, a CTR é uma métrica crucial para entender o desempenho de anúncios e links, ajudando a otimizar campanhas e garantir que os recursos estejam sendo usados de forma eficaz.

CV – Computer Vision – Visão Computacional é uma área da inteligência artificial que permite que computadores interpretem e compreendam imagens e vídeos, realizando tarefas como reconhecimento de objetos, detecção de padrões e análise de cenas. Usando técnicas como redes neurais convolucionais – CNNs Convolutional Neural Networks – e aprendizado profundo, a visão computacional é aplicada em áreas como veículos autônomos, segurança, saúde e indústria, permitindo, por exemplo, o reconhecimento facial e a inspeção automatizada de qualidade.

CXM – Customer Experience Management – Gestão da Experiência do Cliente é o processo de gerenciar e otimizar as interações de uma empresa com seus clientes ao longo de toda a jornada, visando proporcionar uma experiência positiva e personalizada. Envolve a coleta de dados, análise da jornada do cliente, personalização, omnicanalidade e um atendimento eficiente. O objetivo é fidelizar clientes, aumentar a satisfação e gerar valor para a marca. Ferramentas como CRM – Customer Relationship Management – Sistema de Gerenciamento de Relacionamento – com o cliente e plataformas de análise de dados ajudam a implementar o CXM, que contribui para a diferenciação competitiva e o aumento de receitas.

D

Design – Desenho, projeto, esquema, plano, delineação, modelo.

Designer – O profissional responsável pelo Design que desenvolve o conceito visual do serviço solicitado. Ligado à criação da agência, desempenha a função de diretor de criação, diretor de arte ou assistente de arte.

Diagnóstico de Marca – Branding – É o resultado de um processo analítico de fazer o levantamento de informações para apoiar a tomada de decisão executiva em projetos de branding. Nos projetos mais completos, inclui três grupos de pesquisa: a) diagnóstico interno na empresa, que abrange informações de vendas de cada marca e levantamento do histórico e status de arquitetura de marca; b) pesquisas qualitativas e quantitativas com os vários públicos internos e externos da marca; c) levantamento de pesquisas setoriais já realizadas e publicadas e mais um amplo desk research.

Disclaimer – é uma declaração ou aviso utilizado para esclarecer responsabilidades, limitações ou isenções de responsabilidade sobre determinado conteúdo, produto ou serviço. Geralmente, é usado para proteger uma pessoa ou empresa de possíveis consequências legais, informando sobre riscos ou condições específicas relacionadas a um contexto.

Drivers de Valor Branding – São os direcionadores de demanda ou de escolha de uma marca sobre a outra. Também conhecidos como equação de compra dos consumidores ou clientes em uma categoria de produtos ou segmento. Eles são obtidos por técnicas de pesquisa de mercado.

DUNDistribution Unit Number – Número de Distribuição Unitário – É um código de barras utilizado para a identificação de um único produto (EAN ou UPC) em caixas de transporte ou pallets de transporte. O DUN-14 possui 14 dígitos e é também conhecido como GTIN-14 ou ITF-14. Se o produto é embalado em 12 unidades e 48 unidades, será necessário dois códigos DUN-14.

E

E-book – Geralmente é um livreto virtual com informações sobre determinado tema. O objetivo por trás dessa estratégia é entregar parte de um conhecimento em troca de dados pessoais e de contato, para futuras ações segmentadas.

E-mail MarketingMarketing Digital – O objetivo é criar uma aproximação do consumidor, direcioná-lo para uma página de venda – site ou landpage – e ajudá-lo no processo de compra. Essa ação exige a autorização da pessoa. Como obter isso: por meio de anúncios nas redes sociais, a obtenção deste precioso endereço eletrônico e de outros dados, é coletado na entrega de um e-book com algum conteúdo de interesse. Depois, é possível segmentar a lista e personalizar as mensagens para montar uma estratégia certeira.

EANEuropean Article Number – Numeração Europeia de Artigos – Simbologia de código de barras para identificação de mercadorias. Sua leitura ocorre por máquina ou leitor de código. EAN-13 são números exclusivos a nível mundial com 13 dígitos, exceto Canadá e EUA que adotam o código UPC-A com 12 dígitos.

Elasticidade de MarcaBranding – Capacidade que uma marca tem de ser estendida, alongada ou ampliada (streched) para outras categorias além da categoria original. Esse alongamento pode ser por meio do lançamento de produtos complementares, como é o caso da maioria, sendo então uma otimização do esforço da marca. Uma marca de produto também pode ser estendida e tornar-se uma marca varejista. Os projetos de alongamento precisam considerar a singularidade de cada marca, seu ambiente competitivo e a visão do futuro, tanto da arquitetura de marca quanto do portfólio de produtos, considerando marcas, submarcas, marcas de endosso etc.

Elementos / Expressões de MarcaBranding – Elementos de marca são aquelas expressões que podem ser protegidas e que servem para identificar e diferenciar a marca. Os principais deles são: nomes de marca, domínios na internet, logotipos, símbolos, personagens, slogans, jingles e embalagens.

Endomarketing Marketing – é uma estratégia de marketing voltada para o público interno da empresa, ou seja, seus colaboradores. O objetivo é melhorar a comunicação, motivação e satisfação dos funcionários, alinhando-os com os valores e objetivos da organização. O endomarketing busca criar um ambiente de trabalho mais engajado, produtivo e integrado, promovendo ações como treinamentos, campanhas internas, benefícios e reconhecimento.

ERP Enterprise Resource Planning – Planejamento de Recursos Empresariais – Software de gestão e automação empresarial back-office que integra diferentes áreas de uma empresa (financeiro, vendas, contabilidade, operações da cadeia de suprimentos, produção, estoque, RH). Não é considerado Inteligência Artificial generativa. Mas como um sistema integrado de processos de negócios, pode adotar IAs para otimizar tarefas específicas. Exemplos: SAP, Oracle, Sage, Microsoft, QAD, TOTVS Protheus, SAP Business One, Omie, Senior Sistemas, Sankhya, Mega Sistemas, Cigam.

ETC – Et cetera – é a abreviatura da expressão em latim et cetera. Deverá ser usada em enumerações longas para indicar que ainda há mais elementos do mesmo gênero que não estão sendo referidos. “Na savana africana, eu vi elefantes, leões, zebras, girafas, etc.

Experiência de MarcaBranding – Ocorre quando os consumidores são expostos a vários atributos da marca. Uma experiência de marca bem-sucedida acontece com a exposição aos aspectos mais positivos de uma marca, o que pode ocorrer em uma loja, por meio de anúncios e websites ou pelo boca a boca. O aspecto crítico é fazer a experiência combinar ou ultrapassar as expectativas do comprador, tendo como base as promessas feitas pela comunicação.

Extenção de MarcaBranding – Atividade de estender o uso da marca para outras versões de produtos e serviços, seja de forma direta ou indireta, com o objetivo de facilitar o lançamento de novas alternativas de bens ou de proteger e reforçar a marca existente. Pode seguir uma estratégia de verticalização, ampliando a presença na mesma categoria ou segmento, ou de horizontalização, sendo aplicada em outros negócios além daqueles originalmente relacionados de forma direta com a marca.

F

FeedbackMarketing – é o retorno que a empresa recebe dos consumidores sobre seus produtos, serviços ou campanhas. Pode ser positivo ou negativo e vem de diferentes fontes, como pesquisas, comentários online, redes sociais e comportamento de compra. Esse retorno é crucial para ajustar estratégias, melhorar produtos e alinhar a empresa às necessidades do público.

Flash mobs – São grupos de pessoas que se reúnem de forma repentina e inesperada em um local público para realizar uma performance coordenada, como dança, canto ou outra atividade, e depois se dispersam rapidamente. Essa prática é frequentemente usada como uma ação de Marketing de Guerrilha para gerar surpresa, engajamento e chamar a atenção para uma marca ou mensagem de maneira criativa e viral.

FM Factorization Machines Automação – é um modelo de aprendizado de máquina eficaz para dados esparsos, como em sistemas de recomendação e publicidade online. Ele captura interações entre variáveis, sendo uma generalização de modelos como a Matrix Factorization. O FM utiliza vetores de fatores para modelar interações de segunda ordem entre as variáveis, o que o torna poderoso para prever preferências de usuários, cliques em anúncios e detectar padrões complexos. Ele é escalável, flexível e aplica-se bem a diversos problemas, incluindo recomendação de produtos e análise de grandes volumes de dados. É um modelo de ML Machine Learning pré-treinado em grande quantidade de dados para potencializar aplicações de IA generativa.

Food MarketingMarketing – Essa estratégia é voltada para a promoção de produtos alimentícios, utilizando técnicas específicas para atrair consumidores, como campanhas publicitárias, embalagens atraentes, promoções e influenciadores digitais. O objetivo é criar desejo pelo produto, aumentar as vendas e fortalecer a marca no mercado de alimentos e bebidas, além de gerar engajamento com o público-alvo, explorando tendências de consumo e preferências alimentares.

Funil de VendasMarketing – é um modelo que representa as etapas pelas quais os potenciais clientes passam até se tornarem consumidores. Ele é chamado de “funil” porque a quantidade de pessoas diminui à medida que elas avançam pelas fases do processo de compra. O objetivo é guiar o cliente de um estágio inicial de conscientização até a conversão (compra). Geralmente, o funil de vendas é dividido em três etapas principais:

  1. Topo do Funil – ToFu Top of the Funnel
    Essa é a fase de conscientização. O cliente ainda não conhece a marca ou tem apenas uma vaga noção do problema que precisa resolver. O objetivo é atrair um grande número de leads (potenciais clientes) e educá-los sobre o problema que enfrentam, oferecendo conteúdo informativo, como blogs, e-books, posts nas redes sociais, webinars, etc.
  2. Meio do Funil – MoFu Middle of the Funnel
    Aqui, o cliente já reconheceu o problema e está considerando soluções. Ele começa a pesquisar opções e comparar produtos ou serviços. O objetivo nesta etapa é nutrir os leads, oferecendo conteúdo mais direcionado, como estudos de caso, comparações de produtos, e-mails personalizados, newsletters e demonstrações de produtos. O foco é construir confiança e mostrar como sua solução pode resolver o problema do cliente.
  3. Fundo do Funil – BoFu Bottom of the Funnel
    Essa é a fase de decisão. O cliente está pronto para tomar uma decisão de compra. O objetivo é oferecer uma experiência personalizada, como ofertas especiais, provas gratuitas, descontos ou atendimento individual, para que ele escolha sua solução. Nessa etapa, o lead é convertido em cliente.

Alguns modelos modernos de funil também incluem uma etapa de pós-venda, onde o foco é a fidelização e o aumento do valor do cliente ao longo do tempo, através de serviços de suporte, programas de fidelidade, e estratégias de upsell e cross-sell. O funil de vendas é uma ferramenta poderosa para estruturar estratégias de marketing e vendas, garantindo que as ações sejam adequadas para cada estágio da jornada do cliente.

GeomarketingMarketing – Estratégia que usa a localização do usuário. Com essa informação é possível veicular anúncios em Google Maps, Waze, por exemplo, e segmentar ofertas especiais para quem estiver localizado perto da loja.

Glossário – Termos e palavras que constituem a linguagem técnica, forma de expressões de um grupo, de uma ciência ou arte e sua respectiva explicação; vocabulário.

GPU Graphics Processing UnitAutomação – Unidade de Processamento Gráfico – é um processador especializado em lidar com gráficos e cálculos paralelos. Ela é fundamental em áreas que exigem renderização gráfica intensiva e processamento de grandes volumes de dados simultaneamente, como jogos, inteligência artificial, e simulações científicas. Seu design de processamento paralelo permite uma execução muito mais rápida de certas tarefas, em comparação com a CPU – Central Processing Unit (Unidade Central de Processamento).

HPC High-Performance Computing – Computação de Alta Performance, envolve o uso de supercomputadores e clusters (conjuntos) de servidores para realizar cálculos complexos e processar grandes volumes de dados com alto desempenho. Ele é utilizado em áreas como simulações científicas, inteligência artificial, análise de Big Data e pesquisa em física e engenharia. O HPC permite a execução de tarefas paralelizadas, utilizando múltiplos processadores para otimizar a velocidade e a eficiência do processamento de dados.

I

IAInteligência Artificial – é o campo da ciência da computação dedicado ao desenvolvimento de sistemas capazes de realizar tarefas que, normalmente, requerem inteligência humana, como aprendizagem, reconhecimento de padrões e tomada de decisões.

IA Generativa Inteligência Artificial – é um tipo de IA capaz de criar conteúdos novos e originais, como texto, imagem, áudio, vídeo ou código, a partir de comandos ou dados fornecidos por humanos. É generativa porque é geradora de algo novo.

Identidade Design – Forma reduzida para se referir a “identidade corporativa”. O designer cria várias aplicações da marca em um “manual de identidade” que deve ser estudado e desenvolvido para a manutenção da marca de uma empresa em aplicações diversas como uniforme, frota, papelaria, etc.

Identidade de Marca [1] – Branding – É o conjunto de signos e correspondentes regras de uso que identificam uma marca, diferenciando-a das concorrentes e viabilizando sua comunicação.

Identidade de Marca [2] – Branding – É a representação única, condensada e particular de todas as dimensões (cultural, física, semiótica etc.) e manifestações (visual, sonora, olfativa, tátil etc.) de uma marca. Desta forma, a identidade confere diferenciação a uma marca, bem como o conhecimento e o reconhecimento por seus possíveis consumidores.

Illustrator Design – Termo reduzido para o programa gráfico vetorial Adobe Illustrator, empregado geralmente pela criação em artes mais complexas.

Imagem de Marca Branding – É a percepção da marca na mente das pessoas. A imagem de marca é o reflexo no espelho (ainda que não acurado) da personalidade da marca ou da essência do produto. É o que as pessoas creem, no que se refere à marca, em seus pensamentos, percepções e expectativas.

Inbound marketing – Marketing Digital – Metodologia: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar. Uma estratégia de marketing focada em atrair clientes por meio de conteúdos relevantes e experiências personalizadas que visam provocar o interesse das pessoas. O Objetivo é criar um relacionamento duradouro com os consumidores, utilizando táticas de:

  • SEO – técnicas de otimização de conteúdo para melhorar a visibilidade aos motores de busca.
  • Marketing de Conteúdo – E-books, infográficos, vídeos que ajudem o público a resolver problemas.
  • Mídias Sociais – interação criando comunidades, compartilhando conteúdos relevantes.
  • E-mail Marketing – envio de newsletter, ofertas e conteúdos valiosos.
  • Automação de Marketing – uso de ferramentas para envio de e-mails, segmentação de leads e análise de dados.

InDesign Design – Termo reduzido para o programa Adobe InDesign, empregado geralmente pela criação e diagramação de materiais editoriais como revistas, livros e jornais.

• Insight Marketing – é uma descoberta profunda e valiosa sobre o comportamento, as necessidades ou os desejos dos consumidores, que pode ser usada para criar estratégias mais eficazes e direcionadas. Ele vai além de simples dados e informações. É uma compreensão que gera novas ideias ou soluções, ajudando a otimizar campanhas e melhorar a comunicação com o público-alvo. Características de um Insight em Marketing:

  1. Relevância: O insight deve ser relevante para o público-alvo e o contexto da marca, ajudando a resolver um problema ou a atender uma necessidade específica.
  2. Ação prática: Ele deve fornecer uma base para ações ou decisões práticas, como ajustes em campanhas publicitárias, desenvolvimento de novos produtos ou redefinição de estratégias de comunicação.
  3. Inovação: Muitas vezes, um insight revela algo novo ou pouco óbvio, permitindo que a marca se destaque no mercado.

Exemplos de Insights em Marketing:

  • Comportamento do consumidor: “Os consumidores preferem produtos sustentáveis, mas não estão dispostos a pagar mais por isso.” Esse insight pode levar a campanhas que mostrem os benefícios sustentáveis de um produto de maneira que também seja economicamente atraente.
  • Necessidades não atendidas: “A maioria dos consumidores de café sente que as opções no mercado não são suficientemente convenientes para seu estilo de vida agitado.” Isso pode inspirar uma marca a criar opções de café rápido e fácil para quem tem pouco tempo.

Em resumo, um insight em marketing é uma compreensão profunda sobre o consumidor que ajuda a moldar ações e estratégias que realmente ressoam com o público, gerando melhores resultados e engajamento.

J

Job – O nome dado ao trabalho (a ser realizado), em comunicação.

K

Keep on – Expressão utilizada que trata da continuidade para a evolução, a favor do movimento e da ação.

Key Account – É um cliente estratégico de grande importância para uma empresa, com quem se busca um relacionamento mais próximo e personalizado. Esses clientes são tratados de forma diferenciada devido ao impacto significativo que têm nas receitas e no crescimento do negócio. O objetivo é garantir sua satisfação e lealdade a longo prazo.

KV – KeyVisual – é uma espécie de guia do que deve conter uma campanha publicitária, tal como cores, tipologia, símbolos e uma selling line (linha de vendas) que seja capaz de resumir o objetivo de comunicação da campanha.

KPI Key Performance Indicator – traduzido como Indicador chave de desempenho. São os indicadores mais importantes de uma operação que mostram como está a performance. Servem ainda para monitorar o que está rolando no dia a dia. Precisa estar atrelado a uma meta e ligado diretamente a um objetivo principal e estratégico para sua área de atuação. Exemplo: no time de logística: o tempo médio de entrega; o custo por entrega; taxa de devoluções; e percentual de pedidos entregues no prazo. É o que você mede todo mês. O KPI mostra o status de algo, é o termômetro da operação com diagnóstico contínuo.

L

Layout – Uma opção desenvolvida pela criação para atender a um job.

Lead Marketing – Um lead é alguém que demonstrou interesse em um produto ou serviço, geralmente fornecendo suas informações de contato em troca de algum conteúdo ou oferta. É uma oportunidade de negócio que pode se converter em cliente. Tipos de leads:

  • Lead frio: fica interessado mas não atende ao perfil desejado.
  • Lead morno: demonstra mais interesse e engajamento mas precisa de mais atenção.
  • Lead quente ou SQL (Sales Qualified Lead): com interesse consistente, com maior probabilidade de compra, é direcionado para a equipe de vendas.

LLMs Large Language Models – Subconjuntos de modelos de IA que se destacam no processamento, compreensão e geração de linguagem humana. Modelos de linguagem muito grandes, como o GPT-4 e Claude, que são treinados em grandes quantidades de dados de texto e utilizam técnicas de aprendizado profundo para realizar diversas tarefas como geração de texto, tradução e sumarização de conteúdo.

Logo – Design – Uma redução do termo “logotipo”, descrito abaixo.

Logomarca – [1] Branding – É o conjunto compreendido pelo símbolo e o logotipo.

Logomarca – [2] Design – Uma referência equivocada ao termo “logotipo” ou à “marca” de uma empresa. “Logo” remete ao significado de “marca”, e “marca-marca” é absolutamente redundante.

Logotipo – [1] Branding – É a forma escrita do nome fantasia adotado por organizações, produtos ou serviços.

Logotipo – [2] Design – Termo genérico para a representação gráfica do nome ou marca de uma empresa. Há classificações mais específicas que envolvem as variações dessa representação:

  • Logotipo Wordmark – composto pelo nome da empresa ou marca, sem símbolos ou ícones, utilizado por empresas que desejam que o nome seja o principal reconhecimento visual (Coca-Cola, Google, Visa).
  • Monograma Lettermark – usa iniciais ou abreviações do nome da empresa (IBM, CNN, HP) escolhido para nomes longos que desejam compactar para facilitar a identidade.
  • Ícone ou Símbolo Brandmark – quando um ícone ou símbolo gráfico, sem texto, representa visualmente a empresa (Nike, Apple, Twitter).
  • Emblema Emblem – quando o nome da marca está dentro de uma forma. É adotado por empresas que desejam um visual tradicional e distintivo (Harley-Davidson, Starbucks, Ford, Mercedes-Benz).
  • Logotipo com Combinação Combination Mark – quando ocorre o uso da marca junto a um ícone ou imagem (Adidas, Burger King, Doritos).
  • Mascote, tipo de marca que incorpora um personagem ou figura que a representa (KFC, Pringles, M&M’s).

M

Marca [1] – Branding – Um nome, termo, símbolo, desenho ou qualquer elemento que identifica o bem ou serviço de uma organização como distinto dos de outras. Uma marca pode identificar um item, uma família de itens ou todos dessa organização.

Marca [2] – Branding – Marca é um conjunto organizado de percepções (cognitivo) e sentimentos (emocional), residentes no consumidor, que faz com que determinado bem ou serviço seja mais do que simplesmente diferente de seus competidores. Um conjunto de percepções e sentimentos que faz com que ele possa vir a ser único e capaz de satisfazer as necessidades tangíveis e simbólicas do consumidor.

Marca Própria – Branding – Marca de produto ou serviço que pertence e é explorada pela própria empresa varejista ou de distribuição que o comercializa. Veja também a definição de Private Label, logo abaixo.

Marketing – “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro” (Philip Kotler).

Marketing AutomotivoMarketing – São as estratégias de marketing voltadas para o setor automotivo, visando promover veículos, peças, serviços e marcas do ramo. O Marketing Automotivo utiliza campanhas publicitárias, eventos, patrocínios, promoções e estratégias digitais para atrair consumidores e influenciar suas decisões de compra. Também envolve a criação de experiências de marca, como test-drives e parcerias com influenciadores, além de destacar características como inovação, design e desempenho dos veículos.

Marketing de Afiliados Marketing – é uma estratégia de parceria comercial em que afiliados promovem produtos digitais (como cursos, e-books e softwares) por meio de links exclusivos. A cada clique, cadastro ou venda gerada, o afiliado recebe uma comissão, formando uma rede de divulgação colaborativa. Referências:

  • 1. Fórmula de Lançamento (Erico Rocha) – Um dos cursos mais famosos sobre como criar e executar lançamentos de produtos digitais, comissões generosas para afiliados.
  • 2. Acelerador de Resultados (Viver de Blog) – Curso para quem deseja viver de blog ou marketing de conteúdo, com alta conversão e comissões.
  • 3. Academia do Marketing Digital (Kleber Rodrigues) – Oferece treinamentos para iniciantes e avançados no marketing digital, com boas margens de lucro.
  • 4. Google Ads para Afiliados – Curso focado em estratégias de tráfego pago utilizando Google Ads, com comissões significativas.
  • 5. Programa de Afiliados da HotmartHotmart oferece uma plataforma de infoprodutos com produtos digitais de diferentes nichos, gerando ótimos rendimentos.
  • 6. Curso de Copywriting (Igor B. Ribeiro) – Treinamento de copywriting com altas taxas de comissão para afiliados que atuam no nicho de vendas e persuasão.
  • 7. Consultoria de Instagram para Negócios – Cursos e mentorias sobre como crescer no Instagram, que têm alta demanda entre empreendedores e profissionais de marketing.
  • 8. Método Negócio Online (Samuel Pereira) – Oferece ensinamentos para quem quer ganhar dinheiro online, principalmente no mercado de afiliados.
  • 9. Social Media Master – Curso de gestão de redes sociais, com grande potencial de comissão para afiliados.
  • 10. Segredos da Audiência (Bruno Ávila) – Focado em estratégias de crescimento de audiência para negócios online, com boas possibilidades de ganhos.

Marketing de Alimentos e BebidasMarketing – É voltado para a promoção e comercialização de produtos alimentícios e bebidas, utilizando estratégias para atrair consumidores e fortalecer a marca. O marketing nesse setor envolve campanhas publicitárias, promoções, embalagens atraentes, influenciadores, degustações e eventos. Além disso, ele também busca explorar tendências de consumo, como alimentos saudáveis, sustentáveis ou gourmet, visando engajar o público e aumentar as vendas.

Marketing de ArteMarketing – Essa estratégia envolve a promoção de obras de arte, artistas e eventos culturais, com o objetivo de aumentar sua visibilidade e atrair colecionadores, patrocinadores e o público em geral. O marketing de arte utiliza técnicas como exposições, mídias sociais, parcerias com galerias e eventos exclusivos, visando criar uma conexão emocional entre a obra e o público, além de valorizar o trabalho artístico no mercado.

Marketing de AtraçãoMarketing – o mesmo que Inbound Marketing, veja acima.

Marketing de BelezaMarketing – Veja Beauty Marketing, acima.

Marketing de Boca a bocaMarketing – Ele envolve a recomendação de produtos ou serviços por clientes satisfeitos, que compartilham suas experiências de forma espontânea com outras pessoas. Essa estratégia é poderosa, pois a recomendação de uma pessoa de confiança tende a ser mais eficaz do que qualquer forma de publicidade tradicional. É conhecido também como Marketing WOM – Word of Mouth.

Marketing de Busca (SEM – Search Engine Marketing) – No SEM, o objetivo é garantir visibilidade nos motores de busca, como o Google e o Bing, tanto com anúncios pagos quanto com SEO (otimização para buscadores). Assim, quando o usuário procura algo relacionado à sua marca, ela aparece ali, o que é uma ótima estratégia.

Marketing de Conversa – ou Marketing de Conversação – Marketing – é uma estratégia que se baseia em estabelecer diálogos diretos e personalizados entre marcas e consumidores, geralmente por meio de canais de comunicação como redes sociais, chatbots, aplicativos de mensagens ou atendimento ao cliente. O objetivo é criar uma interação mais próxima, humanizada e fluida, que engaje o público e forneça respostas rápidas e relevantes, melhorando a experiência do cliente e, consequentemente, o relacionamento com a marca.

Marketing de ConteúdoMarketing – É uma estratégia focada na criação e compartilhamento de materiais relevantes, como artigos, vídeos e posts, para atrair e engajar o público-alvo. O objetivo é educar, informar e construir relacionamentos, gerando confiança e autoridade, sem vender diretamente.

Marketing de CriseMarketing – É o tipo de marketing que lida com tragédias ou perda de imagem. Envolve estratégias e ações para gerenciar situações adversas, como escândalos, crises de reputação ou eventos inesperados que afetam negativamente a imagem de uma marca. O objetivo é minimizar danos à reputação, restaurar a confiança do público e comunicar de forma transparente e responsável, buscando uma recuperação da imagem da empresa ou marca.

Marketing de DadosMarketing – consiste em utilizar as informações disponíveis na base de contatos para estabelecer uma comunicação direta com aqueles que já demonstraram interesse. Trata-se de uma abordagem estratégica e focada, que explora os dados dos consumidores para personalizar a comunicação e otimizar os resultados das campanhas.

Marketing de FidelidadeMarketing – é uma estratégia focada em criar e manter relacionamentos duradouros com os clientes, incentivando-os a continuar comprando e interagindo com uma marca. Isso é feito por meio de programas de fidelidade, que oferecem recompensas, descontos exclusivos ou benefícios especiais para clientes recorrentes. O objetivo é aumentar a retenção, melhorar a satisfação do cliente e gerar recomendações espontâneas, criando um vínculo emocional entre o cliente e a marca.

Marketing de GuerrilhaMarketing – é uma estratégia criativa e de baixo custo, que visa surpreender o público de maneira inesperada e impactante, geralmente em ambientes urbanos ou cotidianos. Ao invés de grandes investimentos em mídia tradicional, essa abordagem utiliza ações inovadoras, como flash mobs, intervenções artísticas, eventos inusitados ou ações promocionais em locais públicos. O objetivo é gerar buzz, chamar a atenção e criar uma conexão emocional com o público, muitas vezes de forma viral.

Marketing de IdeiasMarketing – Envolve a promoção e disseminação de conceitos, causas ou visões, em vez de produtos ou serviços tangíveis. O objetivo é influenciar a opinião pública, mudar comportamentos ou fortalecer uma imagem, como no caso de campanhas sociais, políticas ou culturais. O Marketing de Ideias pode ser usado por organizações, governos ou movimentos sociais para atrair apoio, gerar discussão e criar impacto.

Marketing de IncentivoMarketing – É uma estratégia focada em motivar e recompensar comportamentos específicos de consumidores, funcionários ou parceiros comerciais. Isso é feito por meio de programas de recompensas, promoções, descontos, brindes ou prêmios, com o objetivo de aumentar o engajamento, as vendas ou o desempenho. É comum em programas de fidelidade, ações voltadas para equipes de vendas ou campanhas que incentivam a compra de produtos ou serviços.

Marketing de InfluênciaMarketing – é uma estratégia que envolve parcerias com influenciadores — pessoas que possuem grande alcance e credibilidade em plataformas digitais — para promover produtos ou serviços. Os influenciadores, ao recomendar ou endossar uma marca, conseguem impactar e engajar seu público-alvo de forma mais autêntica e eficaz, gerando confiança e aumentando as chances de conversão.

Marketing de LuxoMarketing – é uma estratégia de marketing voltada para produtos e serviços exclusivos, sofisticados e de alto valor, destinados a um público seleto e exigente. O objetivo é criar uma imagem de prestígio e status, utilizando elementos como escassez, personalização e experiências únicas. As campanhas de marketing de luxo são cuidadosamente elaboradas para transmitir qualidade superior, design impecável e exclusividade, geralmente em canais de comunicação mais refinados, como revistas de alto padrão, eventos exclusivos e influenciadores renomados.

Marketing de ModaMarketing – Ele é uma estratégia focada na promoção de produtos, tendências e marcas do setor da moda. O objetivo é criar uma imagem de marca desejável, gerar desejo de consumo e se conectar com o público por meio de campanhas publicitárias, influenciadores, desfiles, coleções e experiências que reflitam as tendências atuais e o estilo de vida dos consumidores. O marketing de moda também utiliza as redes sociais e influenciadores para engajar a audiência e promover lançamentos de novas coleções.

Marketing de OportunidadeMarketing – Essa estratégia consiste em aproveitar eventos ou circunstâncias inesperadas, como tendências momentâneas, crises ou acontecimentos populares, para promover um produto ou serviço de forma imediata e relevante. O objetivo é criar uma conexão instantânea com o público, gerando engajamento ao se aproveitar de um contexto atual ou viral.

Marketing de PerformanceMarketing – envolve o planejamento, execução e avaliação de campanhas com base em dados, com o objetivo de otimizar os investimentos e aprimorar os resultados. O foco principal é o retorno sobre o investimento, no ROI – Return On Investment.

Marketing de ProximidadeMarketing – é semelhante ao Geomarketing. Nessa estratégia, quando o consumidor se aproxima de um estabelecimento, recebe notificações, conteúdos ou ofertas no celular. A localização é identificada pelo GPS, Wi-Fi ou Bluetooth. Algumas lojas do varejo já se utilizam dessa modalidade: assim que o cliente chega à loja, ele recebe uma notificação no app.

Marketing de RedeMarketing – Um modelo de vendas em que revendedores atraem outros revendedores e recebem comissões pelas vendas realizadas. É uma evolução da venda direta, adotado por empresas como Hinode, Herbalife e Mary Kay. Conhecido também como Marketing Multinível.

Marketing de Redes SociaisMarketing – é essencial que as marcas estejam presentes nas plataformas digitais. Além de promoverem interação, essas redes oferecem recursos de anúncios, permitindo um alcance mais preciso e segmentado do público-alvo.

Marketing de RelacionamentoMarketing – visa estabelecer e manter um vínculo sólido com o consumidor ao longo de todas as etapas da compra, buscando criar uma conexão emocional que seja mais duradoura e significativa do que uma relação exclusivamente comercial.

Marketing de UtilidadeMarketing – concentra-se em proporcionar valor real à vida dos consumidores, indo além da simples venda de produtos, buscando resolver problemas cotidianos, esclarecer dúvidas e atender às suas necessidades. O Inbound Marketing, por exemplo, utiliza amplamente essa abordagem, atraindo consumidores por meio de conteúdos que auxiliam na resolução de questões ao longo da jornada de compra.

Marketing DigitalMarketing – compreende estratégias realizadas no ambiente online, como Marketing de Conteúdo, Marketing de Redes Sociais e Marketing de Busca. Com o aumento da presença das pessoas na internet, o consumo de conteúdo digital tem superado os meios tradicionais de mídia.

Marketing DiretoMarketing – anteriormente restringia-se a métodos como mala direta, telemarketing e até vendas porta a porta. Atualmente, ele abrange estratégias como e-mail marketing e SMS. O objetivo é utilizar os dados de uma base de contatos para se comunicar com indivíduos que já demonstraram interesse na marca. Por esse motivo, também é denominado Marketing de Dados.

Marketing do CaosMarketing – é uma abordagem mais provocativa e controversa, em que as marcas aproveitam momentos de crise ou situações inesperadas para se destacar e gerar atenção. Em vez de seguir normas convencionais, esse tipo de marketing busca quebrar padrões, criar polêmicas ou explorar temas de forma radical para gerar buzz e engajamento. Pode ser arriscado, pois a marca precisa estar preparada para lidar com as consequências de gerar controvérsia. Esse tipo de marketing é menos comum e geralmente é usado por marcas que buscam um impacto imediato, muitas vezes no contexto digital ou em campanhas virais.

Marketing EscolarMarketing – Voltado para a promoção de instituições educacionais, como escolas, universidades e cursos, com o objetivo de atrair estudantes e aumentar a matrícula. O Marketing Escolar envolve estratégias como campanhas publicitárias, presença nas redes sociais, participação em eventos educacionais, parcerias com empresas e a criação de diferenciais para destacar a qualidade do ensino, infraestrutura e outros serviços oferecidos pela instituição.

Marketing EsportivoMarketing – é uma estratégia que utiliza o esporte para promover marcas, produtos ou serviços. Ele envolve parcerias com equipes, atletas ou eventos esportivos para alcançar um público engajado, visando aumentar a visibilidade e fortalecer a imagem da marca. Além disso, o marketing esportivo pode incluir patrocínios, ativações de marca, merchandising e outras ações que conectam as marcas ao universo esportivo.

Marketing Estratégico – É o marketing de longo prazo, responsável pelas decisões mais profundas e estratégicas da empresa. Geralmente, a gerência cuida dessa área, pois o foco está em alinhar o marketing aos objetivos do negócio, buscando resultados sustentáveis.

Marketing FarmacêuticoMarketing – Refere-se às estratégias de marketing aplicadas à indústria farmacêutica, com o objetivo de promover medicamentos, tratamentos, produtos de saúde e bem-estar. O Marketing Farmacêutico envolve campanhas direcionadas a médicos, profissionais de saúde e consumidores, utilizando canais como publicidade em mídias especializadas, eventos médicos, amostras grátis, e informações educacionais sobre os benefícios e usos dos produtos. A ética e a regulamentação são aspectos fundamentais nesse tipo de marketing, dado o impacto direto na saúde das pessoas.

Marketing FinanceiroMarketing – São estratégias de marketing aplicadas ao setor financeiro, como bancos, seguradoras, corretoras e outras instituições financeiras. O objetivo é promover produtos e serviços financeiros, como contas bancárias, investimentos, seguros e empréstimos, de forma a atrair e reter clientes. O Marketing Financeiro utiliza campanhas publicitárias, conteúdos educativos, ofertas personalizadas e canais digitais para engajar o público e aumentar a confiança nas instituições financeiras.

Marketing ImobiliárioMarketing – Envolve estratégias para promover imóveis e serviços relacionados, como vendas, locações e financiamentos. Utiliza ferramentas digitais e tradicionais, como anúncios em sites especializados, redes sociais, e-mail marketing, vídeos de imóveis, visitas virtuais, campanhas publicitárias e eventos como feiras imobiliárias, com o objetivo de aumentar a visibilidade dos imóveis, gerar leads qualificados e construir uma imagem de confiança no setor.

Marketing IndiretoMarketing – é uma forma discreta de propaganda, onde o produto é integrado de maneira sutil em conteúdos, sem que o consumidor perceba a influência. É comum em filmes, novelas, vídeos e séries. Também chamado de Marketing Invisível.

Marketing InfantilMarketing – é direcionado ao público jovem, com foco em promover produtos, serviços ou marcas que atraem crianças e adolescentes. Esse tipo de marketing utiliza canais como desenhos animados, jogos, influenciadores digitais e brinquedos, com o objetivo de despertar o interesse e criar uma conexão emocional desde cedo. Contudo, é altamente regulado para evitar a exploração indevida e garantir que as mensagens sejam apropriadas e responsáveis.

Marketing IntegradoMarketing – Ocorre quando diferentes canais de marketing trabalham juntos de forma coesa. O objetivo é apresentar a marca de maneira consistente em todos os canais, fortalecendo sua imagem e garantindo um bom posicionamento no mercado.

Marketing InvisívelMarketing – é uma forma discreta de propaganda, onde o produto é integrado de maneira sutil em conteúdos, sem que o consumidor perceba a influência. É comum em filmes, novelas, vídeos e séries. Também chamado de Marketing Indireto.

Marketing MultinívelMarketing – Um modelo de vendas em que revendedores atraem outros revendedores e recebem comissões pelas vendas realizadas. É uma evolução da venda direta, adotado por empresas como Hinode, Herbalife e Mary Kay. Conhecido também como Marketing de Rede.

Marketing Offline Marketing – Envolve ações fora da internet, como televisão, rádio, outdoors, anúncios em mídias impressas como jornais e revistas, promoção e distribuição de brindes, merchandising em pontos de venda e telemarketing. Também conhecido como Marketing Tradicional.

Marketing OnlineMarketing – O mesmo que Marketing Digital, veja acima.

Marketing Operacional Marketing – é o oposto do Marketing Estratégico, focando na execução prática das estratégias pré-estabelecidas. Ele envolve decisões sobre o mix de marketing e ações imediatas de curto prazo para colocar a marca ou produto no mercado.

Marketing PessoalMarketing – é a prática de promover a imagem e reputação de um indivíduo, visando destacar suas qualidades, habilidades e competências no mercado de trabalho ou em sua área de atuação. O objetivo é construir uma marca pessoal forte e autêntica, aumentar a visibilidade e criar oportunidades, seja por meio de redes sociais, networking ou ações que reforcem a identidade e os valores do indivíduo.

Marketing PetMarketing – é voltado para a promoção de produtos e serviços para animais de estimação, como alimentos, brinquedos, acessórios, cuidados e serviços veterinários. O marketing pet utiliza estratégias específicas para atrair donos de animais, muitas vezes criando campanhas emocionais e personalizadas, além de usar influenciadores e redes sociais para engajar o público-alvo, que é altamente apaixonado por seus pets.

Marketing Político Marketing – é uma estratégia de comunicação e marketing aplicada ao contexto político, visando promover candidatos, partidos ou ideias durante campanhas eleitorais. Seu objetivo é influenciar a opinião pública, engajar eleitores e conquistar votos por meio de ações como criação de imagem, comunicação direta com o público, utilização de mídias tradicionais e digitais, e a definição de estratégias que envolvem persuasão e mobilização política. Esse tipo de marketing busca construir uma narrativa que conecte os valores e propostas do caresumandidato com as expectativas da população.

Marketing Proativo Marketing – Quando a empresa antecipa a demanda, criando e provocando o mercado. Essa abordagem destaca a marca da concorrência, mas também traz o risco de a novidade não ser bem aceita. Modelos novos do iPhone são exemplos disso, a empresa faz os consumidores perceberem a necessidade dos produtos antes mesmo do lançamento.

Marketing PublicitárioMarketing – Envolve o uso de estratégias de comunicação e publicidade para promover produtos, serviços ou marcas. A principal diferença entre marketing e publicidade é que o marketing abrange uma gama mais ampla de ações, enquanto a publicidade foca especificamente na criação e veiculação de anúncios para aumentar a visibilidade e gerar desejo de compra. O Marketing Publicitário utiliza canais como TV, rádio, mídia impressa, redes sociais, e outros meios para impactar o público-alvo e fortalecer a imagem da marca.

Marketing Reativo Marketing – Ocorre quando a empresa espera a demanda surgir e, ao aparecer, tenta atendê-la com seus produtos ou serviços. É uma resposta aos movimentos do mercado, geralmente adotando uma postura mais cautelosa e sem grandes inovações.

Marketing ReligiosoMarketing – Envolve estratégias de comunicação e promoção voltadas para instituições religiosas, eventos ou práticas religiosas, com o objetivo de atrair fiéis, divulgar ensinamentos e aumentar a visibilidade da religião. O marketing religioso pode incluir campanhas publicitárias, uso de mídias sociais, programas de rádio e TV, eventos e até mesmo o desenvolvimento de produtos relacionados à fé. A ideia é engajar os seguidores, fortalecer a identidade da religião e expandir seu alcance.

Marketing SazonalMarketing – Essa estratégia envolve a criação de campanhas e promoções específicas para períodos do ano, eventos ou datas comemorativas, como Natal, Dia das Mães, Black Friday, entre outros. O objetivo é aproveitar o aumento do consumo ou o interesse do público nesses períodos para impulsionar as vendas e engajar os consumidores de forma relevante.

Marketing Tradicional Marketing – Todas ações de marketing que não envolvem os meios digitais, como televisão, rádio, outdoors, anúncios em mídias impressas como jornais e revistas, promoção e distribuição de brindes, merchandising em pontos de venda e telemarketing. Também conhecido como Marketing Offline.

Marketing ViralMarketing – é uma estratégia que busca criar conteúdo altamente compartilhável, com o objetivo de se espalhar rapidamente entre as pessoas, como um “vírus”. Isso é feito por meio de campanhas criativas, engraçadas ou emocionantes, que incentivam os usuários a compartilhar nas redes sociais, blogs ou outros canais digitais. O marketing viral depende da interação espontânea do público para alcançar um grande número de pessoas de forma rápida e com baixo custo.

Marketing WOMWord of MouthMarketing – Ele envolve a recomendação de produtos ou serviços por clientes satisfeitos, que compartilham suas experiências de forma espontânea com outras pessoas. Essa estratégia é poderosa, pois a recomendação de uma pessoa de confiança tende a ser mais eficaz do que qualquer forma de publicidade tradicional. É conhecido também como Marketing de Boca a boca.

Marketplace – Marketing – Uma plataforma online que reúne diversos vendedores para comercializar seus produtos ou serviços em um único ambiente digital. É um facilitador ao oferecer uma infraestrutura de pagamento, segurança e visibilidade, permitindo que os vendedores atinjam um público maior, enquanto os consumidores têm acesso a uma variedade de opções em um só lugar. Exemplos populares incluem Amazon, Mercado Livre e eBay.

MCP – Modelo de Contexto de Protocolo Automação – Define as regras e o contexto para a comunicação eficiente entre sistemas ou componentes diferentes. Ele estabelece como os dados são trocados, assegura a interoperabilidade entre plataformas distintas e adapta-se a diferentes contextos e necessidades. O MCP é importante para garantir comunicação eficiente, padronizada e escalável, minimizando erros e melhorando a troca de informações em sistemas complexos.

Mensagens-Chave [1] – Branding – As mensagens-chave constituem um guia geral de comunicação da marca, consolidando as ideias principais que devem ser comunicadas aos stakeholders identificados – colaboradores, clientes, parceiros, imprensa, governo, etc. Exprimem a personalidade da marca e verbalizam sua proposta de valor em tom de voz adequado.

Mensagens-Chave [2] – Branding – a) Mensagens centrais da marca emitidas por meio de qualquer plataforma ou mídia. b) Mensagens centrais de uma peça (anúncio, comercial, cartaz, folheto etc.) ou campanha de comunicação.

ML – Machine Learning – Aprendizado de Máquina é uma área da inteligência artificial que permite que os sistemas aprendam e melhorem automaticamente a partir de dados, sem a necessidade de programação explícita. Ele utiliza algoritmos e modelos matemáticos para identificar padrões em grandes volumes de dados e, com isso, realizar previsões, tomar decisões ou classificar informações de maneira autônoma.

Existem três tipos principais de aprendizado de máquina:

  1. Aprendizado Supervisionado: O modelo é treinado com dados rotulados, ou seja, com exemplos conhecidos, para fazer previsões ou classificações em novos dados.
  2. Aprendizado Não Supervisionado: O modelo encontra padrões e estruturas em dados que não estão rotulados, como a segmentação de clientes, por exemplo.
  3. Aprendizado por Reforço: O modelo aprende por tentativa e erro, recebendo recompensas ou punições com base nas ações que realiza, o que é ideal para sistemas de recomendação e jogos.

O aprendizado de máquina é amplamente utilizado em diversas áreas, como reconhecimento de voz, diagnóstico médico, recomendação de produtos e até mesmo em veículos autônomos. O ML é um subconjunto da IA e a base da IA generativa.

Meme – Um meme é uma ideia ou conceito que se espalha de pessoa para pessoa, geralmente de forma viral, na internet. Ele pode ser transmitido por imagens, vídeos ou frases e é usado, principalmente, de forma humorística ou irônica. Memes são populares nas redes sociais e muitas vezes refletem situações cotidianas, tendências culturais ou até comentam sobre temas sociais e políticos.

Merchandising – Um tipo de propaganda de produtos ou de marcas. [1] Normalmente é empregada em pontos de venda para destacar um produto ou marca. [2] Também é citado como uma propaganda sutil em novelas ou filmes.

Mobile Marketing Marketing – Concentra-se na versatilidade dos dispositivos móveis e na mobilidade do consumidor. O desenvolvimento de sites e aplicativos para dispositivos móveis e a segmentação de anúncios para esses aparelhos, reforça que a presença online é uma constante na vida dos consumidores.

Mockup Design – é uma representação visual realista de um produto ou projeto, criada para mostrar como o resultado final ficará. Ele é usado para apresentar ideias antes da implementação e pode variar de esboços simples a modelos 3D detalhados. Mockups são úteis em design gráfico, UI/UX e branding, ajudando a validar conceitos e fazer ajustes antes da produção final.

MQLMarketing Qualified LeadVendas e Marketing – termo para designar um lead (potencial cliente) que demonstrou interesse nos produtos ou serviços de uma empresa, mas ainda não está totalmente pronto para ser abordado diretamente pela equipe de vendas. O MQL passou por um processo de qualificação baseado em interações com o conteúdo da empresa, como preenchimento de formulários, download de materiais ou visitas a páginas específicas. Ele está em uma fase inicial do funil de vendas, e pode ser nutrido com mais informações até que se torne um SQL – Sales Qualified Lead, pronto para a abordagem comercial.

MRP Materials Requirements Planning – Planejamento das Necessidades de Materiais – No SAP Business One, é uma ferramenta que auxilia na previsão e planejamento de materiais necessários para linha de produção e compras. Controle de custos de ponta a ponta, planejamento financeiro e cálculos de lucratividade.

N

Naming [1] Processo de criação de nome para empresa ou produto.

Naming  [2] Branding – Identidade verbal. É a prática de desenvolver nomes de marcas para corporações, produtos e serviços. Na maioria das vezes, o objetivo de nomear é desenvolver marcas e nomes comerciais que possam ser registrados como propriedade, que expressem uma promessa da marca e proporcionem um meio fácil para os consumidores identificá-los e interagir com eles. Nomes de marcas são bens econômicos valiosos e devem ser criados e protegidos cuidadosamente por seus proprietários.

O

OKRObjectives and Key Results. Literalmente são os objetivos, que definem onde chegar, e os resultados-chave que irão provar e medir seu o progresso até o final. Eles direcionam o esforço de uma equipe para alcançar um resultado maior. São empregados para atacar um problema específico ou buscar uma melhoria relevante. Por exemplo, em logística: KR1 – diminuir o tempo médio de entrega de 5 para 3 dias; KR2 – aumentar o percentual de entrega no prazo de 75% para 95%; KR3 – Reduzir em 30% o número de reclamações relacionadas a atrasos. É o que você deseja conquistar em um período específico. O OKR dá o foco para avançar em direção a um objetivo. É uma metodologia de gestão: direção + meta + prazo.

Omnichannel – Um único canal que integra lojas físicas, virtuais e compradores. Uma ferramenta para explorar todas as possibilidades de interação, focada na experiência do consumidor nos canais existentes de uma determinada marca. Exemplo: Polishop.

On-premisesAutomação – é um termo usado para descrever sistemas, softwares ou infraestrutura de TI que são instalados, gerenciados e mantidos no local, nas instalações físicas de uma organização, em vez de serem hospedados na nuvem ou por terceiros. Fornecem à empresa maior controle, mas também demandam mais responsabilidade e recursos.

Outbound marketing – Marketing – Estratégia de marketing tradicional que consiste em colocar a mensagem de sua campanha “para fora”, buscando chamar a atenção das pessoas (Estratégia push). A empresa se aproxima ativamente do consumidor, utilizando canais como anúncios de TV, rádio, e-mail marketing, telemarketing e publicidade em mídia impressa. Busca alcançar o público de forma mais direta e muitas vezes interruptiva. O objetivo é gerar reconhecimento e conversões por meio de abordagens mais proativas.

P

Palavra-chave – Palavra que identifica elementos correlatos ou que pertençam à mesma área de interesse com a finalidade de pesquisa.

PDV – Abreviatura para “ponto de venda”.

Persona – É a representação fictícia do cliente ideal de um negócio, levando-se em conta suas hábitos de consumo, motivações, objetivos, desafios e preocupações, além de dados sobre comportamento e características demográficas.

Pesquisa de BrandingBranding – Conjunto de avaliações qualitativas e quantitativas de uma marca, incluindo todos os pontos de contato da marca, internos (funcionários, acionistas etc.) e externos (consumidores, fornecedores, parceiros, etc.).

Photoshop Design – Termo reduzido para o programa Adobe Photoshop, utilizado geralmente pela criação e arte no tratamento de imagens.

Pilares da MarcaBranding – Pilares da marca são proposições que sustentam a proposta de valor. Os pilares básicos são aqueles fundamentais para todas as marcas que atuam em determinada categoria e constituem valores e normas de conduta esperados pelos consumidores. Os pilares diferenciais são traçados a partir dos atributos particulares de uma marca. Em conjunto, pilares básicos e diferenciais definem a personalidade única da marca e apontam para sua diferenciação em relação à concorrência.

Pixel – O pixel do Facebook é um trecho de código colocado no seu site que permite medir a eficácia da sua publicidade por meio da compreensão das ações que as pessoas realizam no site. Você pode usar o pixel para ter certeza de que seus anúncios serão mostrados para as pessoas certas.

Plataforma da MarcaBranding – Os elementos da plataforma da marca podem incluir visão, missão e valores da marca. Pode ser complementado por causas assumidas pela marca. Pode ainda incluir elementos como: matriz de mensagem, mensagens-chave, tag-line ou conceito fundamental da marca, bem como conceitos criativos, incluindo o tom de voz, compondo elementos que formam a plataforma para que a marca possa atingir sua singularidade ou personalidade. Mas pode também significar as divisões da oferta de produtos dentro de determinada arquitetura de marca, de modo que a empresa possa ter sua marca com plataforma única ou ainda com múltiplas plataformas.

Pontos de Contato da Marca [1] – Branding – São todas as oportunidades por meio das quais a marca pode expressar sua identidade e posicionamento para diferentes públicos. Cada ponto de contato gera uma experiência de marca. São pontos de contato: identidade verbal (naming), logotipo, embalagem, design, comunicação de marketing, marketing de relacionamento, site, funcionários, produtos e serviços, canal de distribuição e preço, entre outros.

Pontos de Contato da Marca [2] – Branding – São os caminhos pelos quais as marcas e os consumidores conectam-se. Os pontos de contato podem ser mais ou menos controlados pela marca. Vão desde a propaganda tradicional de TV e da experiência com o produto/serviço até comentários positivos ou negativos sobre a marca em um blog. Cada ponto de contato pode ser eficiente para trabalhar diferentes aspectos. Alguns se mostram mais apropriados para reforçar a imagem da marca, enquanto outros podem ser mais
eficientes na comunicação de atributos racionais.

PosicionamentoBranding – Definir o posicionamento de marca é definir a missão da marca e seus valores, ou seja, sua orientação estratégica, os parâmetros dentro dos quais será feita sua oferta nos mercados que selecionar como campo de ação e as bases de sua vantagem competitiva. As principais decisões estratégicas sobre posicionamento são relacionadas ao escopo de negócios ou categoria de atuação da marca, a seu público-alvo e à estrutura e processo de sua diferenciação – que deve buscar o maior grau possível de exclusividade, permanência e relevância.

PPC Pay-Per-Click – é uma forma de publicidade online em que os anunciantes pagam sempre que alguém clica em seus anúncios. Em campanhas PPC, como as do Google Ads ou redes sociais, a pesquisa de palavras-chave é um passo fundamental para garantir que os anúncios sejam exibidos para o público-alvo correto. O processo de pesquisa de palavras-chave envolve identificar os termos e frases que os usuários digitam nos motores de busca para encontrar produtos, serviços ou informações relacionadas. A pesquisa de palavras-chave no PPC geralmente inclui:

  1. Identificação de termos relevantes: Escolher palavras-chave que sejam diretamente relacionadas ao seu produto ou serviço.
  2. Volume de busca: Avaliar quantas pessoas estão procurando por essas palavras, o que ajuda a medir a popularidade de um termo.
  3. Concorrência: Verificar a competitividade das palavras-chave, ou seja, quantos anunciantes estão tentando se posicionar para essas palavras.
  4. Intenção do usuário: Entender a intenção por trás da busca (informacional, transacional ou navegacional) é essencial para escolher as palavras-chave mais eficazes.
  5. Palavras-chave negativas: São termos que você não quer que acionem seus anúncios. Por exemplo, se você está vendendo “sapatos de luxo”, pode adicionar “barato” como uma palavra-chave negativa.

Ao realizar uma pesquisa de palavras-chave eficaz, é possível melhorar a relevância do anúncio, aumentar a taxa de cliques – CTR Click Through Rate – e otimizar o retorno sobre o investimento – ROI Return On Investment. As ferramentas como Google Keyword Planner, SEMrush e Ahrefs ajudam a encontrar palavras-chave com base na pesquisa de volume e competitividade.

Private Label – Conhecido como Marca Própria de algumas empresas do varejo (como Carrefour e Pão de Açúcar), o private label é um modelo de negócios. O fabricante especializado em uma categoria de produtos (alimentos, higiene pessoal, cosméticos, limpeza, roupas, dispositivos eletrônicos) produz para a marca do varejista. Assim, esse produto se torna exclusivo e diferenciado. Ou seja, um produto private label é fabricado por uma empresa e vendido por outra para que atinja valores mais atraentes e, eventualmente, fidelize clientes.

Proposta de ValorBranding – A proposta de valor é a ideia central que guia a construção de uma marca, indicando como ela deve ser percebida pelos públicos internos e externos. Expressa seus principais valores e é referência para a definição da experiência de marca (produtos, operações, pessoas e comunicação). A proposta de valor é construída com base na identificação de pilares da marca.

Público-alvo – O público-alvo é um grupo de pessoas mais geral que reúne informações como dados demográficos de um nicho específico. Leia Persona, acima.

Q

R

Real Time MarketingMarketing – facilitada pela tecnologia, é uma estratégia em que as marcas aproveitam eventos, tendências ou momentos relevantes que ocorrem em tempo real para se conectar com seu público de forma imediata e espontânea. O objetivo é gerar engajamento instantâneo, muitas vezes aproveitando oportunidades nas redes sociais e outras plataformas digitais. Essa abordagem exige agilidade e capacidade de resposta rápida por parte das empresas.

Redes sociais – Estrutura da web que reúne pessoas, empresas ou organizações que promovem a interação de valores e informações.

RemarketingMarketing Digital – é uma estratégia que visa alcançar novamente usuários que já interagiram com uma marca, mas não realizaram a ação desejada, como uma compra. Isso é feito por meio de anúncios direcionados, geralmente exibidos enquanto esses usuários navegam em outros sites ou redes sociais, com o objetivo de incentivá-los a completar a ação.

RetargetingMarketing – é uma técnica de Marketing Digital semelhante ao Remarketing, mas com foco em mostrar anúncios específicos para usuários que já visitaram um site ou interagiram com um conteúdo, mas não realizaram uma conversão, como uma compra. A principal diferença é que o Retargeting usa cookies para exibir os anúncios em diferentes plataformas, como redes sociais e sites parceiros.

Risco da MarcaBranding – Conjunto de fatores que podem impactar negativamente a valoração da marca, resultante do ajuste na taxa de desconto da empresa (usada na avaliação da marca) ao considerar tais riscos associados à marca. Exemplos de indicadores podem ser associados à imagem e reputação, desempenho no mercado (preço e market share) e nos drivers de valor.

ROA – Return On Assets – Retorno Sobre Ativos – É um indicador financeiro que mede a capacidade de uma empresa em gerar lucro com seus ativos totais. O ROA é calculado dividindo o lucro líquido da empresa pelos seus ativos totais. Esse índice ajuda a avaliar a eficiência de uma empresa na utilização de seus recursos para gerar lucro. Um ROA mais alto indica que a empresa está utilizando seus ativos de maneira mais eficiente, enquanto um ROA baixo pode sugerir que a empresa não está aproveitando bem seus recursos. Esse indicador é útil para investidores e analistas financeiros ao comparar a rentabilidade entre empresas de diferentes setores.

ROI – Return On Investment – Retorno Sobre Investimento – É uma métrica financeira que mede o lucro ou a perda gerada a partir de um investimento, em relação ao valor investido. O ROI é amplamente utilizado para avaliar a eficácia de ações de marketing, projetos empresariais, ou qualquer outro tipo de investimento, ajudando a determinar se o investimento foi válido e se trouxe retorno positivo. O ROI é um indicador essencial para empresas, pois permite avaliar de forma objetiva se os investimentos estão gerando resultados positivos e se as estratégias devem ser ajustadas para melhorar a performance.

ROO – Return On Objective – Retorno Sobre Objetivo – Ao contrário do ROI que mede o retorno financeiro direto de um investimento, o ROO é uma métrica mais focada no cumprimento de objetivos específicos, que podem ser tanto financeiros quanto não financeiros. O ROO é usado para medir o sucesso de uma ação ou campanha em atingir metas definidas previamente, como aumentar o reconhecimento de marca, gerar leads, melhorar o engajamento do público ou fortalecer a fidelidade do cliente. Ou seja, ele avalia o sucesso em termos de objetivos qualitativos ou quantitativos que não necessariamente resultam em um retorno imediato de lucro, mas contribuem para os objetivos estratégicos de longo prazo da empresa. Embora o ROO não seja tão simples de calcular como o ROI, ele é útil para avaliar o impacto de estratégias que envolvem branding, construção de relacionamento ou objetivos de longo prazo, que não geram retornos financeiros diretos imediatos.

ROS – [1] Return On Sales – Retorno Sobre Vendas – É uma métrica financeira que mede a lucratividade de uma empresa em relação às suas vendas totais. O ROS indica quanto lucro líquido a empresa gera para cada unidade monetária de vendas realizadas, ajudando a avaliar a eficiência operacional e a capacidade de gerar lucro a partir das vendas. O ROS é uma métrica importante para entender a eficiência operacional da empresa, pois mostra a relação entre os lucros e o volume de vendas. Quanto mais alto o ROS, maior é a lucratividade da empresa em relação às suas vendas.

ROS – [2] Return On Sponsorship – Retorno Sobre Patrocínio – é uma métrica usada para avaliar a eficácia de um investimento em patrocínio. Ela mede o retorno obtido por uma marca ou empresa em termos de exposição, engajamento e benefícios, após patrocinar um evento, equipe, programa ou causa. Ao contrário de métricas financeiras diretas, o ROS foca nos benefícios intangíveis do patrocínio, como a construção de imagem de marca, aumento de reconhecimento e associação positiva. Exemplos:

  • Mídia gerada: o valor estimado de cobertura de mídia, como notícias ou posts em redes sociais, que a marca obteve por meio do patrocínio.
  • Aumento de vendas ou leads: quantos novos clientes ou vendas foram gerados após o patrocínio.
  • Engajamento e percepção da marca: o nível de interação com o público ou como a marca foi percebida de maneira positiva após o patrocínio.
  • Associatividade: a associação da marca a uma causa ou evento específico que agregue valor à imagem da empresa.

O ROS é crucial para justificar investimentos em patrocínios e demonstrar o impacto das ações de marketing associadas a eventos ou causas, especialmente quando o retorno não é imediatamente financeiro, mas de valor intangível.

RPM – Revenue Per Mille – é uma métrica de marketing que mede a receita gerada por mil impressões de um anúncio. Ela ajuda a avaliar a eficiência de campanhas publicitárias, mostrando quanto a empresa ganha a cada mil impressões. A fórmula é: RPM = (Receita / Impressões) x 1000. Essa métrica é importante para comparar o desempenho de diferentes campanhas e otimizar o retorno sobre o investimento (ROI).

S

SaaS Software as a Service – É um modelo de entrega de software em que as aplicações são hospedadas em nuvem e disponibilizadas para os usuários via web. Exemplos: serviços de email, sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

SAP – Systemanalyse Programmentwicklung – Desenvolvimento de Programas para Análise de Sistemas, ou Sistemas, Aplicativos e Produtos em processamento de dados. Empresa alemã fundada em 1972 por ex-funcionários da IBM. Empresas que adotaram o SAP: Vale, Grupo Boticário, Solar Coca-Cola.

SDR – Sales Development Representative – O Representante de Desenvolvimento de Vendas é um profissional de vendas focado na prospecção e qualificação de leads, atuando na etapa inicial do funil de vendas. O SDR prepara o terreno para os vendedores, garantindo que os leads tenham potencial antes de serem passados para a próxima fase do processo. 

Selling line – Linha de vendas – A expressão “selling line” pode ter diferentes significados, dependendo do contexto. Comumente, refere-se a uma linha de produtos. Também pode designar um discurso persuasivo utilizado para enganar ou manipular alguém. Em marketing, pode se referir ao ponto em que as despesas deixam de estar diretamente ligadas às vendas, passando a ser consideradas despesas gerais. Aqui estão as interpretações principais:

  • Linha de produtos: Grupo de produtos relacionados vendidos por uma empresa, diferenciados por características, preço ou variações. Exemplo: a linha de iPods da Apple.
  • Discurso enganoso: Refere-se ao ato de enganar alguém com uma história ou argumento inventado, com o intuito de alcançar um objetivo, como concretizar uma venda.
  • Despesas de marketing: No contexto de marketing, “line” indica o ponto onde as despesas deixam de ser associadas diretamente às vendas e se tornam despesas gerais.

Self-branding – é o processo de construir e promover uma marca pessoal, com o objetivo de destacar habilidades, valores e identidade de um indivíduo no mercado. Assim como as empresas fazem com suas marcas, o self-branding envolve criar uma imagem consistente e estratégica para se posicionar de forma única, seja nas redes sociais, no ambiente profissional ou em outras áreas da vida. O objetivo é gerar reconhecimento, confiança e autoridade, seja para oportunidades de trabalho, negócios ou influência.

SEO – Search Engine Optimization – Otimização para Motores de Busca – é um conjunto de práticas e estratégias utilizadas para melhorar a visibilidade de um site nas páginas de resultados dos motores de busca. O objetivo do SEO é aumentar o tráfego orgânico (não pago) para um site, garantindo que ele apareça nas primeiras posições quando os usuários realizam buscas relacionadas ao conteúdo ou produtos oferecidos. Como funciona: O SEO é baseado em algoritmos complexos que os motores de busca usam para classificar e classificar páginas da web. Esses algoritmos levam em consideração vários fatores, como: Palavras-chave, Qualidade do Conteúdo, Links: A quantidade e a qualidade dos links que apontam para o seu site (conhecidos como backlinks), Experiência do Usuário (UX), SEO On-Page e SEO Off-Page, SEO Local. Benefícios do SEO: Aumento do tráfego orgânico, Melhor visibilidade e autoridade, Custo-benefício, Melhor experiência do usuário. Exemplo: Imagine que você tem um site de e-commerce e queira vender tênis esportivos. Ao realizar uma pesquisa de palavras-chave, você descobre que as pessoas buscam “tênis de corrida para mulher” com frequência. Então, você cria conteúdo otimizado com essas palavras-chave, melhora a estrutura de seu site e tenta obter backlinks de sites de esportes renomados. Com o tempo, seu site começa a aparecer nas primeiras posições do Google, atraindo mais visitantes e, consequentemente, mais vendas. Em resumo, SEO é um conjunto de práticas essenciais para quem deseja aumentar a visibilidade online de forma orgânica e duradoura, atraindo mais tráfego e, com isso, potencializando os resultados do site ou negócio.

SGI Sistema de Gestão Integrada – As principais normas do SGI: ISO 9001 Sistema de gestão de qualidade, ISO 14001 Sistema de gestão ambiental, ISO 45001 Sistema de gestão de saúde e segurança ocupacional, ISO 27001 Sistema de gestão de segurança da informação.

Símbolo Branding – Sinal gráfico, não tipográfico e exclusivo, figurativo ou abstrato, que representa a marca.

Sketch – Esboço, croqui, desenho rápido.

SKUStock Keeping Unit – Unidade de Manutenção de Estoque – É um código identificador único de um produto, utilizado para controle do estoque. Seu código é entendido de forma lógica por qualquer pessoa ou sistema.

SLA – Service Level Agreement – Acordo de Nível de Serviço – é um contrato entre um prestador de serviço e um cliente que define as expectativas, responsabilidades e métricas de desempenho do serviço. Ele detalha os serviços oferecidos, níveis de desempenho, responsabilidades de ambas as partes, penalidades e formas de monitoramento. O SLA ajuda a alinhar expectativas, garantir a qualidade do serviço, medir o desempenho e reduzir riscos, promovendo um compromisso claro entre as partes envolvidas.

Slogan – Uma expressão fácil de lembrar, geralmente associada a um produto, marca ou pessoa. Geralmente a criação do slogan é responsabilidade do redator.

SMS Short Message Service – serviço de envio de mensagens curtas de texto entre dispositivos móveis. Ele permite que os usuários enviem até 160 caracteres por mensagem, sendo amplamente utilizado para comunicações rápidas e diretas, como alertas, promoções, confirmações e notificações. No contexto de marketing, o SMS é uma ferramenta poderosa para atingir clientes de forma imediata e pessoal.

SQL Sales Qualified LeadVendas e Marketing – termo utilizado para descrever um lead (potencial cliente) que foi avaliado e considerado pronto para ser abordado pela equipe de vendas em um funil de vendas. Esse lead já demonstrou interesse significativo nos produtos ou serviços oferecidos, possui perfil compatível com o público-alvo e está mais próximo de uma conversão em cliente, em comparação com um MQLMarketing Qualified Lead.

Stakeholders Branding – Públicos que sustentam (positiva ou, até, negativamente) determinada empresa (ou marca), tais como consumidores, clientes, acionistas, colaboradores, fornecedores, distribuidores, grupos de pressão, governos, imprensa, etc.

Stealth MarketingMarketing – é uma abordagem estratégica em que uma marca promove seus produtos ou serviços de maneira disfarçada ou não óbvia, sem que o consumidor perceba imediatamente que está sendo alvo de uma ação de marketing. O objetivo é criar uma conexão mais sutil e natural com o público, sem ser intrusivo, o que pode gerar uma sensação de autenticidade. Existem várias formas de Stealth (furtivo, discreto) Marketing, algumas das mais comuns incluem:

  1. Marketing de Influenciadores Disfarçado: Quando influenciadores promovem produtos ou marcas sem deixar claro que se trata de uma parceria paga, o que pode ser feito de maneira mais sutil, como inserções naturais no conteúdo.
  2. Marketing Viral: Criar conteúdo que pareça orgânico e espontâneo, mas que tenha sido estrategicamente planejado para se espalhar rapidamente, como vídeos ou memes que não aparentam ser publicidades.
  3. Produto Invisível: Colocar produtos ou marcas em filmes, séries ou eventos de maneira discreta, como se fossem parte do cenário ou do cotidiano, sem chamar atenção para o fato de que estão sendo promovidos.
  4. Marketing de Guerrilha: Utilizar ações criativas, inusitadas e discretas em locais públicos, criando uma experiência de marca sem ser diretamente percebido como um anúncio tradicional.

Embora o Stealth Marketing seja eficaz para gerar buzz e engajamento sem causar resistência, ele pode ser controverso, já que alguns consumidores podem se sentir enganados se descobrirem que estavam sendo manipulados sem o seu conhecimento.

SWOTStrenghts, Weaknesses, Opportunities, ThreatsPlanejamento Estratégico – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, em sua tradução. Análise SWOT é uma estrutura para avaliar a posição competitiva de uma empresa e desenvolver um planejamento estratégico.

T

Target – Alvo (a ser atingido), traduzindo literalmente. Palavra normalmente empregada para se referir ao público-alvo.

Teste A/B – Marketing Digital – é uma técnica de marketing que compara duas versões de um elemento (como uma página, e-mail ou anúncio) para ver qual gera melhor desempenho em termos de conversões ou cliques. As versões A e B são mostradas a diferentes grupos de usuários, e os resultados são analisados para determinar qual delas é mais eficaz. Essa prática ajuda a otimizar campanhas e tomar decisões baseadas em dados reais, minimizando riscos e melhorando continuamente os resultados.

TMS Transportation Management SystemSoftware para gerenciamento e controle de transporte e operações logísticas nas empresas. É composto por três módulos: monitoramento, controle de manutenção e combustível. Existem três tipos: TMS para embarcadores, o TMS para transportadoras e o TMS para os operadores logísticos. Exemplos: Senior TMS, GW Sistemas, Oracle Transportation Intelligence, ERP Praxio Logística, 3Gtms, 3SAT Tecnologia, Bluesoft TMS, Brudam Software TMS.

Top Of MindBranding – Aquela que detém maior índice de lembrança espontânea como primeira marca citada pelos consumidores em uma categoria de produtos e ou serviços.

TOTVS – Empresa que desenvolveu o sistema de ERP Protheus (para empresas pequenas e médias), Datasul, RM Sistema, Logix, Winthor (líder no setor atacadista, forte no varejo), Lexos Hub.

Trade marketing – Como é chamada a prática do B2B Business-to-Business – Empresa para Empresa – focada nos canais de distribuição (canais diretos – da indústria e varejo diretamente para o cliente – ou canais indiretos como atacado, distribuidor).

U

UGC User-Generated Content – ou Marketing de Conteúdo Gerado pelo Usuário é uma estratégia que envolve o uso de conteúdo criado pelos próprios consumidores para promover uma marca ou produto. Esse tipo de conteúdo pode incluir vídeos, fotos, resenhas, posts em redes sociais, e até mesmo blogs, que são produzidos pelos usuários e não pela marca diretamente. O UGC é valioso porque traz autenticidade e confiança, uma vez que os consumidores tendem a acreditar mais nas opiniões de outros consumidores do que em anúncios tradicionais. Algumas vantagens dessa abordagem incluem:

  1. Credibilidade e Confiança: Conteúdos gerados por usuários são vistos como mais genuínos, o que pode aumentar a confiança do público na marca.
  2. Maior Engajamento: As marcas que incentivam seus consumidores a compartilhar suas experiências tendem a ter mais interações e envolvimento nas redes sociais.
  3. Custo-benefício: Em vez de criar todo o conteúdo internamente, a marca pode aproveitar o material que já foi produzido pelos próprios consumidores.
  4. Ampliação do Alcance: Usuários compartilham o conteúdo com seus próprios seguidores, o que aumenta o alcance da marca de forma orgânica.

Exemplos de UGC incluem concursos em que consumidores postam fotos com um produto, avaliações de produtos em sites de e-commerce, ou até vídeos de unboxing que mostram a experiência de compra e uso de um produto. As marcas incentivam esse tipo de conteúdo com hashtags, prêmios ou simplesmente repostando o material nas suas próprias redes sociais.

UI – User Interface – Interface do Usuário – Simplificando, é a parte visual de um site ou aplicativo (app).

UPCUniversal Product Code – Código Universal de Produto – Simbologia de código de barras para identificação de mercadorias. O padrão UPC-A de 12 dígitos é utilizado no Canadá e EUA.

Usabilidade – termo utilizado em informática para definir o grau de facilidade de uso de um recurso ou ferramenta na realização de uma tarefa. É fundamental no estudo para UX Design.

UX – User Experience – Experiência do Usuário – Estuda e avalia as melhores práticas e necessidades de quem se utiliza de um site ou aplicativo (app).

V

Valor AgregadoBranding a) Expressão originária de finanças, do processo de Avaliação de Valor Agregado (do inglês, EVA), que mede performance. Em sua forma abrangente, designa a percepção que um stakeholder tem do serviço ou produto que lhe é apresentado. É sempre uma percepção comparativa, tendo como base o preço do bem versus os atributos (funcionais ou não) percebidos. A noção de valor agregado traz a ideia de superação de expectativa em relação aos benefícios funcionais do bem. b) Também se entende por valor agregado o resultado de processos e atividades adicionados a um item, produto ou serviço, que o valorizam em relação ao que ele era antes de esse processo ou atividade estar presente.

Valor Econômico da Marca – Brand ValuationBranding a) Valor econômico criado pela relação da empresa com seus diversos públicos, seja por meio da venda de produtos e serviços, campanhas de comunicação, canal de venda e pós-venda, entre várias outras do tipo transacional; seja por meio de outros tipos de relação que não sejam diretamente transacionais, como mídia, relações com a comunidade, etc. b) Valor agregado criado pela marca em seus diferenciais tangíveis e intangíveis. c) Valor presente líquido dos fluxos econômicos atribuídos à marca pela sua contribuição ao negócio.

Video MarketingMarketing – é uma estratégia de marketing que utiliza vídeos para promover produtos, serviços ou a própria marca, visando atrair, engajar e converter o público. O conteúdo em vídeo pode ser distribuído em plataformas como YouTube, redes sociais, sites e e-mails, e tem se mostrado uma das formas mais eficazes de comunicação, dado seu impacto visual e emocional. Exemplos:

  1. Tutoriais e Demos de Produtos – Empresas como Apple e GoPro criam vídeos demonstrando como usar seus produtos de maneira eficaz.
  2. Depoimentos de Clientes – Vídeos de clientes satisfeitos, como os usados pela Amazon ou Nike, ajudam a construir confiança e autenticidade.
  3. Campanhas Publicitárias – Marcas como Coca-Cola e Nike investem em comerciais emocionais ou inspiradores que circulam nas redes sociais e na TV.
  4. Lives e Webinars – Eventos ao vivo, como os de H&M ou L’Oréal, para apresentar lançamentos de produtos ou engajar o público em tempo real.

Voice MarketingMarketing – é uma estratégia que utiliza tecnologias de reconhecimento de voz, como assistentes virtuais (ex.: Google Assistente, Alexa, Siri) e comandos de voz, para se comunicar com o público-alvo de forma mais personalizada e interativa. Essa abordagem explora a forma como as pessoas interagem com dispositivos por meio da voz, oferecendo uma experiência mais direta e imersiva. A ideia é adaptar as campanhas e conteúdos para que possam ser acessados e consumidos através de comandos de voz, seja para obter informações, fazer compras, acessar serviços ou interagir com a marca. Exemplos dessa estratégia incluem:

  1. Skills e Apps de Voz: Desenvolver funções para assistentes de voz que permitam ao consumidor realizar ações relacionadas à marca, como ouvir promoções, buscar informações sobre produtos ou realizar compras.
  2. Anúncios em dispositivos de voz: Empresas podem criar anúncios específicos para serem transmitidos via assistentes de voz, como a Alexa, ou até mesmo em podcasts e conteúdos de áudio que exploram a voz como meio de comunicação.
  3. Pesquisa por voz: Com o aumento da busca por voz (ex: “Ok Google, onde fica o restaurante mais próximo?”), marcas precisam otimizar seu conteúdo e sua presença digital para garantir que sejam encontradas nas pesquisas feitas por voz.

Essa estratégia tem crescido bastante, já que a voz tem se tornado uma das formas mais rápidas e convenientes de interação, especialmente com o aumento de dispositivos inteligentes ao alcance das pessoas.

W

Web – Rede (de computadores da internet). Genericamente utilizada para se referir aos assuntos da internet.

WMS Warehouse Management SystemSoftware que otimiza todas as partes da administração de depósitos – do recebimento e armazenamento à separação, embalagem, expedição, controle de estoque e todas as etapas intermediárias.

Wobbler – Material localizador de marca ou produto, desenvolvido para ficar pendurado em gôndolas ou no produto, geralmente utilizado para merchandising ou para identificar uma promoção em ponto de venda.

Workloads Automação – Cargas de Trabalho – são as tarefas e operações que um sistema executa, e sua gestão eficaz é essencial para garantir que os recursos de computação sejam utilizados de maneira eficiente, seja em servidores locais ou em ambientes de nuvem.

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