ARTS • Glossário
Todo dia aparece uma nova palavra na área.

Glossário da Arts:
saber nunca é demais.
No mundo das redes sociais, do marketing digital, da propaganda e comunicação, sempre há um termo ou sigla que só encontra sentido quando a gente entende seu significado. Vamos consultar o Glossário da Arts.
Foto: Meta Dizzy | Pexels
GLOSSÁRIO – Lista de termos e palavras que constituem o jargão específico de uma ciência ou arte e sua respectiva explicação; vocabulário (Michaelis).
Ninguém nasce sabendo. Aqui na ARTS FULL 360 não é diferente. Em comunicação, publicidade e marketing surgem termos que nem a gente que é da área consegue acompanhar direito.
No mercado, devido à proximidade cada vez maior dos conceitos utilizados no mundo, várias palavras estrangeiras são empregadas.
Este é um acervo de consulta pessoal e aberta a quem se interessar.
Disposto a saber mais?
Veja as palavras mais utilizadas, conceitos e expressões.
Excelente material de referência e consulta. A atualização do glossário é constante.
A
AI – Artificial Intelligence – Área da ciência da computação que veio pra deixar a vida da gente mais fácil por desenvolver sistemas que imitam o comportamento a partir da inteligência humana e disso realizar processos com maior eficiência baseada em dados e experiências anteriores.
AIDA – Atenção, Interesse, Desejo, e Ação – Marketing e Publicidade – Modelo que descreve os estágios pelos quais passa o consumidor antes de decidir por uma compra. Este é um recurso bastante utilizado em títulos.
Alt text – Texto Alternativo – SEO – A descrição textual de uma imagem usada em um site, por exemplo. Essa configuração (interna) auxilia os motores de busca como o Google e Bing no rastreio, classificação e ranqueamento. É recurso adicional numa estratégia de marketing pois oferece uma indexação correta da imagem.
Arquitetura de Informação – AI – é a área de um projeto digital responsável por organizar as informações de uma interface para o entendimento do usuário. É ainda uma das áreas de estudo para UX Design.
Arte – [1] Artes gráficas – Termo genérico para arquivo digital em produção para ser impresso em papel.
Artefinal – [1] Artes gráficas – Confundida pela sua denominação genérica “arte”, a “artefinal” é o arquivo final, preparado adequadamente para ser utilizado por um fornecedor de impressão final (gráfica, silk-scren, banner).
Awareness – Estratégia de marketing – Conscientização. Conhecimento ou percepção de uma situação ou fato.
B
B2B – Business-to-Business – Trademarketing – Um modelo de negócio que ocorre diretamente entre uma empresa fornecedora e outra empresa consumidora.
B2C – Business-to-Consumer – Um modelo de negócio que oferece um produto, serviço ou informação diretamente ao consumidor final.
Banco de imagens – Serviço (da web) que fornece uma coleção de imagens em alta qualidade para uso comercial ou editorial. Pode ser um serviço gratuito ou pago.
Banner – [1] Design gráfico – Peça gráfica, impressa em lona ou papel para informações ou mensagens. [2] Publicidade – Pode ser um arquivo eletrônico para uso na internet (sites ou aplicativos) em espaços comerciais.
Blimp – [1] Merchandising – Inflável (com formato customizado), geralmente utilizado para promover uma marca ou produto em um ponto de venda. [2] Publicidade – Balão dirigível para fins publicitários.
Brand – Marca (de um produto ou empresa), identidade. Imagem e reputação, personalidade e valores são alguns dos atributos contidos em uma marca.
Branding – Estratégia de Marketing – Também citado como Brand Management – Gestão de Marca – é uma estratégia que busca valorizar uma marca, promover seu reconhecimento e identidade. O objetivo é criar uma conexão emocional, aumentar a lealdade do consumidor e o valor percebido.
Brainstorming – “Tempestade de ideias” estabelecida em reunião de agência para identificar caminhos criativos. Técnica para gerar ideias e soluções em curto espaço de tempo.
Briefing – [1] Quando é fornecido pelo cliente – Documento inicial que traz um desafio a ser resolvido, com base em todas informações relacionadas ao negócio, sua experiência no segmento, posicionamento, verba disponível, prazos etc. Essa entrega de informações será um guia inicial para as equipes de planejamento e criação.
Briefing Criativo [2] – A partir do briefing inicial ocorre uma imersão no mundo do cliente para entender melhor qual o problema. Análises são apuradas, soluções são exploradas, as possibilidades desenvolvidas para se chegar aos insights. Os insights não são as ideias, são oportunidades identificadas entre o problema e uma ideia. A ideia será, enfim, uma solução. Com a solução aprovada, é traçada uma Estratégia.
C
Chatbot – Tecnologia de Inteligência Artificial que possibilita às empresas fornecerem um atendimento 24 horas para o seu público. Esses robôs tem como objetivo viabilizar uma comunicação automatizada e eficiente.
Corel – Termo reduzido para o programa gráfico CorelDraw, empregado geralmente pela criação e utilizado em alguns fornecedores (camisetas, banners, brindes).
CPA (1) – Chamada Para Ação, de “Call To Action” – Makerting Digital – Trata-se da intenção de induzir uma audiência a fazer algo específico, como clicar em um botão: “Saiba Mais” ou “Inscreva-se Aqui”.
CPA (2) – Custo Por Aquisição – Marketing Digital – É uma métrica de desempenho na qual se apura o custo médio por venda ou transação. Como deve compilar um conjunto de campanhas, precisa-se considerar algumas variáveis para o seu cálculo. O Custo é o valor investido e a Aquisição representa a conversão.
CPA (3) – Custo Por Ação – Marketing Digital – Ocorre quando, em uma campanha ou anúncio, você determina que deseja pagar por cliques em link específico, por exemplo.
CPA (3) – Custo Por Ação – Marketing Digital – Se em uma campanha você escolhe que deseja pagar por cliques em determinado link, por exemplo.
CTA – Call To Action – Marketing Digital – Chamada para ação – Trata-se da intenção de induzir uma audiência a fazer algo específico, como clicar em um botão: “Saiba Mais” ou “Inscreva-se Aqui”.
D
Design – Desenho, projeto, esquema, plano, delineação, modelo.
Designer – O profissional responsável pelo Design que desenvolve o conceito visual do serviço solicitado. Ligado à criação da agência, desempenha a função de diretor de criação, diretor de arte ou assistente de arte.
DUN – Distribution Unit Number – Número de Distribuição Unitário – É um código de barras utilizado para a identificação de um único produto (EAN ou UPC) em caixas de transporte ou pallets de transporte. O DUN-14 possui 14 dígitos e é também conhecido como GTIN-14 ou ITF-14. Se o produto é embalado em 12 unidades e 48 unidades, será necessário dois códigos DUN-14.
E
EAN – European Article Number – Numeração Europeia de Artigos – Simbologia de código de barras para identificação de mercadorias. Sua leitura ocorre por máquina ou leitor de código. EAN-13 são números exclusivos a nível mundial com 13 dígitos, exceto Canadá e EUA que adotam o código UPC-A com 12 dígitos.
ETC – Et cetera – é a abreviatura da expressão em latim et cetera. Deverá ser usada em enumerações longas para indicar que ainda há mais elementos do mesmo gênero que não estão sendo referidos. “Na savana africana, eu vi elefantes, leões, zebras, girafas, etc.“
F G H
I
Identidade – Forma reduzida para se referir a “identidade corporativa”. O designer cria várias aplicações da marca em um “manual de identidade” que deve ser estudado e desenvolvido para a manutenção da marca de uma empresa em aplicações diversas como uniforme, frota, papelaria etc.
Illustrator – Termo reduzido para o programa gráfico Adobe Illustrator, empregado geralmente pela criação em artes mais complexas.
Inbound marketing – Qualquer estratégia de marketing (de atração) que visa provocar o interesse das pessoas. Possui três grandes pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais. Saiba mais.
InDesign – Termo reduzido para o programa Adobe InDesign, empregado geralmente pela criação em materiais editoriais como revistas, livros e jornais.
J
Job – O nome dado ao trabalho contratado pelo cliente.
K
Keep on – Expressão utilizada (especialmente em nossa marca) que trata da continuidade para a evolução, a favor do movimento e da ação.
KV – Forma abreviada de KeyVisual, é uma espécie de guia do que deve conter uma campanha publicitária, tal como cores, tipologia, símbolos e uma selling line (linha de vendas) que seja capaz de resumir o objetivo de comunicação da campanha.
L
Layout – Uma opção desenvolvida pela criação para atender a um job.
Logo – Uma redução do termo “logotipo”.
Logomarca – Uma referência equivocada ao termo “logotipo” ou à “marca” de uma empresa.
Logotipo – A representação gráfica do nome fantasia de uma empresa em que só são utilizados o símbolo e a tipografia (letras).
M
Marketing – “Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro” (Philip Kotler).
Marketing de conversa – ou Marketing de conversação é uma abordagem personalizada para fazer negócios e se relacionar com os consumidores. Essa estratégia tem objetivo de fazer o usuário percorrer os funis de marketing e vendas, uma pergunta de cada vez, como uma conversa em tempo real.
Marketplace – um mercado ou shopping virtual onde ocorre o comércio eletrônico. Exemplo: Mercado Livre, Americanas, Amazon, Magalu.
Merchandising – Um tipo de propaganda de produtos ou de marcas. Normalmente é empregada em pontos de venda para destacar um produto ou marca. Também é citado como uma propaganda sutil em novelas ou filmes.
N
Naming – Criação de nome para empresa ou produto.
O
Omnichannel – um único canal que integra lojas físicas, virtuais e compradores. Uma ferramenta para explorar todas as possibilidades de interação, focada na experiência do consumidor nos canais existentes de uma determinada marca. Exemplo: Polishop.
Outbound marketing – Método de marketing tradicional que consiste em colocar a mensagem de sua campanha “para fora”, buscando chamar a atenção das pessoas (estratégia push). Esse tipo de marketing envolve ações como a compra de anúncios, materiais promocionais impressos, propagandas no rádio ou TV e outros tipos de publicidade.
P
Palavra-chave – Palavra que identifica elementos correlatos ou que pertença à mesma área de interesse com a finalidade de pesquisa.
PDV – Abreviatura para “ponto de venda”.
Persona – É a representação fictícia do cliente ideal de um negócio, levando-se em conta suas hábitos de consumo, motivações, objetivos, desafios e preocupações, além de dados sobre comportamento e características demográficas.
Photoshop – Termo reduzido para o programa Adobe Photoshop, utilizado geralmente pela criação no tratamento de imagens.
Pixel – O pixel do Facebook é um trecho de código colocado no seu site que permite medir a eficácia da sua publicidade por meio da compreensão das ações que as pessoas realizam no site. Você pode usar o pixel para ter certeza de que seus anúncios serão mostrados para as pessoas certas.
Private Label – Conhecido como Marca Própria de algumas empresas do varejo (como Carrefour e Pão de Açúcar), o private label é um modelo de negócios. O fabricante especializado em uma categoria de produtos (alimentos, higiene pessoal, cosméticos, limpeza, roupas, dispositivos eletrônicos) produz para a marca do varejista. Assim, esse produto se torna exclusivo e diferenciado. Ou seja, um produto private label é fabricado por uma empresa e vendido por outra para que atinja valores mais atraentes e, eventualmente, fidelize clientes.
Público-alvo – O público-alvo é um grupo de pessoas mais geral, reúne informações como dados demográficos de um nicho específico. Leia Persona, acima.
Q
R
Redes sociais – Estrutura da web que reúne pessoas, empresas ou organizações que promovem a interação de valores e informações.
Remarketing – É uma estratégia de marketing digital que reapresenta a mesma campanha para um público que já demonstrou interesse.
ROA – Return On Assets – Retorno Sobre Ativos –
ROI – Return On Investment – Retorno Sobre Investimento – a métrica é usada para saber quanto a empresa ganhou com os investimentos feitos, principalmente na área de Marketing.
ROO – Return On Objective – Retorno Sobre Objetivo –
ROS – Return On Sales – Retorno Sobre Vendas –
ROS – Return On Sponsorship – Retorno Sobre Patrocínio –
S
SEO – Search Engine Optimization – É um conjunto de técnicas de otimização empregada em sites, blogs e páginas na web.
Sketch – Esboço, croqui, desenho rápido.
SKU – Stock Keeping Unit – Unidade de Manutenção de Estoque – É um código identificador único de um produto, utilizado para controle do estoque. Seu código é entendido de forma lógica por qualquer pessoa ou sistema.
Slogan – Uma expressão fácil de lembrar, geralmente associada a um produto, marca ou pessoa. Geralmente a criação do slogan é responsabilidade do redator da agência.
SWOT – Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats – Planejamento Estratégico – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, em sua tradução. Análise SWOT é uma estrutura para avaliar a posição competitiva de uma empresa e desenvolver um planejamento estratégico.
T
Target – Alvo (a ser atingido), traduzindo literalmente. Palavra normalmente empregada para se referir a público-alvo.
Trademarketing – Como é chamada a prática do B2B – Business-to-Business – Empresa para Empresa – focada nos canais de distribuição (canais diretos – da indústria e varejo diretamente para o cliente – ou canais indiretos como atacado, distribuidor).
U
UI – User Interface – Interface do Usuário – Simplificando, é a parte visual de um site ou aplicativo (app).
Usabilidade – termo utilizado em informática para definir o grau de facilidade de uso de um recurso ou ferramenta na realização de uma tarefa. É fundamental no estudo para UX Design.
UPC – Universal Product Code – Código Universal de Produto – Simbologia de código de barras para identificação de mercadorias. O padrão UPC-A de 12 dígitos é utilizado no Canadá e EUA.
UX – User Experience – Experiência do Usuário – Estuda e avalia as melhores práticas e necessidades de quem se utiliza de um site ou aplicativo (app).
V
W
Web – Rede (de computadores da internet). Genericamente utilizada para se referir aos assuntos da internet.
Wobbler – Material desenvolvido para ficar pendurado em gôndolas ou no produto, geralmente utilizado para merchandising de uma marca ou produto, ou para identificar uma promoção em ponto de venda.
X Y Z
Caso você não encontre algum termo, coloque pra gente nos comentários, abaixo.