ArtsFull 360 CMDI – 3 Design

Briefing: o começo de tudo
O conceito elaborado no briefing é á base fundamental para que o projeto de design seja eficiente e duradouro. Ele precisa reunir o máximo de informações para que o processo criativo e o resultado final façam sentido. Estratégias de marketing deverão ser estudadas.

Os criativos: o diretor de arte e o redator
Na área criativa, existem dois profissionais imprescindíveis no processo. O primeiro é o diretor de arte. Depois do estudo e compreensão do briefing, é dele a escolha das melhores ferramentas de design (a linguagem visual: estética, tipografia, cores, materiais associados). O outro profissional indispensável é o redator (o mago da linguagem textual e falada), ele definirá o tom da comunicação.

O planejamento é o milagre explicadinho
Alguém cria um produto e quer vendê-lo. O desenvolvimento do briefing gera orientações para a construção do branding (marca, embalagem, legislação), para a elaboração da comunicação institucional e comercial (site, redes sociais, materiais B2B e B2C), para a divulgação (mídias, anúncios) e para as vendas (lançamento, ponto de venda, promoção, distribuição). E tudo isso é tratado no planejamento administrativo/financeiro como o estudo dos custos fixos e variáveis, definição do ponto de equilíbrio, avaliação de fornecedores e prazos, para falar de parâmetros elementares. A participação de outros profissionais como o mídia e o produtor, constam desse pacote.

Estratégias de marketing, escolhas certas apontam para resultados positivos
Com as diretrizes desenvolvidas, a escolha de estratégias permitirá fazer com que o produto esteja pronto para a venda ao consumidor certo e a conquista do lucro seja um resultado real.

Assim como as prioridades anteriores, 1 Comunicação, 2 Marketing, a Prioridade 3 é o Design.

Por meio do pilar do Design, é traçada a principal linha de trabalho, é desenvolvido o conceito criativo.

Aqui está o poder que a comunicação visual pode exercer em um trabalho. Podemos falar aqui que uma determinada tipologia pode ser determinante na identidade de uma marca, por exemplo. Vale ressaltar que a identidade visual pode resumir todo o conceito que se quer comunicar. Seriedade, segurança, inovação, irreverência e por aí vai. Tudo depende do briefing. É absolutamente conceitual, mas pode, a partir da escolha da comunicação visual, atrair, formar uma personalidade, conectar à emoção que se deseja fixar no receptor da mensagem.

Um tom de discurso que se escolhe, também auxilia no entendimento desse conceito. É a forma de como a linguagem escrita ou falada pode ser poderosa em transmitir emoções associadas ao propósito adotado por uma empresa, em seu produto ou serviço.

No Design um objeto, uma arte auxilar, uma ilustração pode também transmitir com força de comunicação sua marca. Aqui ocorre o desenvolvimento da identidade e suas aplicações e usos, material de fundamental importância definida no Branding (veja a explicação em nosso Glossário).

A internet nos faz acreditar que dá para fazer sim. Porém, é muito mais desafiador manter essa produção com um senso de integridade, principalmente quando combinada a um objetivo maior como credibilidade, construção de branding e autoridade. Na visão macro, o resultado final pode ficar amador. Em teoria, o resultado não é impossível, mas se sua escolha tem a ver com sucesso e eficiência de Comunicação, é melhor rever seus conceitos. Veja o artigo que elaboramos a respeito deste assunto: “Montar o design sozinho dá, mas precisa saber o que está fazendo“.

A armadilha de soluções prontas resolvem partes separadas
Algumas plataformas disponíveis no mercado, como o Canva e outros similares, oferecem templates diversificados e sua experimentação promove uma sensação de solução autoral. Porém, o design desatrelado de uma abordagem profissional, ampla e conceituada, não permite que o projeto seja eficiente por muito tempo. Por exemplo, os chats de IA têm substituído a criação com resultados atraentes (mas a eficácia depende muito das especificações de cada pedido). O emprego de IAs no processo criativo de maneira profissional, é uma opção que depende muito de coerência e de se fixar no objetivo estratégico. Vamos tratar disso na Prioridade 4, em Inteligência.

Voltar ao Topo

Glossário ArtsFull voltado para as áreas de Comunicação e Marketing, Design e Tecnologia. Você encontra definições detalhadas de termos, conceitos, expressões e siglas. Confira agora!

Há inúmeras modalidades de Marketing no mercado, cada uma com foco e abordagem diferentes. Reunimos #100 estratégias: escolha qual a melhor para adotar em seu negócio.

OBS.: Este material é autoral, não recebeu auxílio de chatGPT.