Design e propaganda com estratégia. Combinação perfeita!

06/03/2022 Por Arts Full 360

O posicionamento de seu negócio tem uma estratégia definida? Será mesmo?

Não é difícil encontrar pessoas que desconheçam a relevância do processo de estratégia para o sucesso de uma empresa. Ah, já sei! É por que precisa pensar um pouco além da caixa e não dá tempo. Seria por simples ignorância, por não saber exatamente o que é, ou apenas por falsa presunção, avaliando que sua empresa é a bolacha premiada do pacote!

Começando a pensar

Então vamos sair da casinha e pensar juntos! Você tem uma brilhante ideia que não é inédita e abre uma empresa, em função de uma necessidade pessoal de sobrevivência. Entra em um mercado concorrente e assume compromissos financeiros. Investe em estrutura, o mínimo possível. Parte de um negócio inicial e conta com a ajuda de Deus para se estabelecer. Daí se depara que as contas vão chegar e conclui que seu faturamento precisa crescer. Será que sua estratégia – olha ela aqui – de se posicionar no mercado está funcionando? Já pensou em design ou propaganda? Não sabe exatamente o que fazer, nem como? Mas precisará de ambos, e de preferência, de profissionais preparados e criativos.

O design e a gestão da marca

design tratará de como sua imagem será vista. Será desenvolvida a sua identidade visual. Esse é um dado para o seu primeiro posicionamento: qual é o público-alvo de seu negócio? Criar “aquela” primeira impressão depende dessa resposta. Para se definir a linguagem. O processo deve ser concluído com uma arte forte, versátil e eficiente, com capacidade para várias formas de uso. Por isso é essencial que se desenvolva além da marca, um manual com seus usos e aplicações (cores, tipologia, cartão de visita, papel carta, e-mail, redes sociais, uniforme, frota etc.).

O processo criativo é contínuo

Mas antes de chegar à marca, você já deve ter escolhido um nome marcante para o seu empreendimento. A escolha do nome também tem que estar no pacote estratégico. Há palavras sonoras boas para memorização e outras que nem tanto. Também é preciso consultar a disponibilidade na junta comercial. E nas mídias que darão suporte ao pacote de comunicação, como internet e redes sociais. Tá complicando? Nem tanto. Aí que entra a estratégia com a agência de propaganda.

A propaganda vai pensar em como propagar uma ideia, ou um conceito, para sua empresa se destacar. Uma equipe básica de profissionais é que trata disso: atendimento, mídia, planejamento, redator, diretor de arte, web, produção, enfim é assim que deveria ser, em tese uma agência, pelo menos.

O briefing é fundamental

O atendimento irá escutá-lo. Precisará identificar os problemas e necessidades de sua empresa. E, assim, encaminhar o cenário aos outros profissionais da agência. O profissional do planejamento terá que pensar em um plano de ação mínimo e eficiente com o melhor custo x benefício. O mídia irá avaliar as mídias, ou seja, identificar os meios disponíveis onde seu público está. A criação (redator e diretor de arte) terá o foco no nome de sua empresa, na marca com seus usos e aplicações. Deve pensar em uma frase de apoio (slogan).Depois que entender o posicionamento estratégico é que a equipe poderá fechar uma ação ou campanha. Pensar e divulgar a sua empresa com base em ideias de impacto. Este momento depende da sinergia. Com as informações adequadas monta-se uma boa estratégia. Tendências de mercado, verba, espaços, público-alvo, fornecedores são os indicadores.

Respeite o processo

Uma postagem nas redes sociais falando da empresa deveria passar por esses filtros. O empresário, às vezes, não consegue avaliar esses processos. Porque uma mensagem, por menor que seja, tem que estar direcionada ao seu público. Linguagem adequada, no melhor horário de fluxo, com o uso correto da marca e de uma imagem alinhada à mensagem. É a construção da marca com o uso eficiente da comunicação. Ter um objetivo claro ajuda. E precisa ser posteriormente mensurado para verificar sua eficiência. Parecer que é fácil, mas não quer dizer que é.

Posicionamento e estratégia

A gestão da marca de sua empresa obedece a um objetivo de posicionamento. A estratégia certa, na dose certa, na hora certa, dará elementos para um crescimento saudável e correto. “Olha, a gente faz isso e dessa forma. Tem o custo perfeito para você, atende suas necessidades, enfim você acabou de encontrar uma ótima solução”.

DICA DE OURO: “Aplicar dinheiro em marketing não é custo, é investimento!”

Construir a imagem de uma empresa é uma operação delicada. Um designer qualquer não vai resolver todo seu problema de comunicação só porque fez uma marca bonita para o seu negócio. Para resultados positivos é preciso entendimento, tomar atitudes certas. Perseverar em esforço contínuo e contar com a presença de profissionais competentes de ponta a ponta.